Siga nas redes sociais

Search

A consolidação do ecossistema de inovação catarinense

Compartilhe

Foto: DJ Castro.

Outubro é o mês da inovação.

E o ecossistema de inovação e empreendedorismo de Santa Catarina passa por um momento muito especial que merece ser comemorado.

Depois de muitas incertezas, começamos a retomada dos eventos presenciais, com o Startup Summit, que reuniu 1.500 pessoas com segurança em Florianópolis, e mais de 15 mil participantes online, no maior evento do segmento no Brasil.

A participação excepcional de representantes catarinenses no Startup Awards, dominando as indicações do maior prêmio do ecossistema nacional.

Além disso, um grande movimento de integração dos ecossistemas regionais, em que cada polo, apoiado ou não por um Centro de Inovação, está encontrando seu modelo de atuação.

O projeto original é ter pelo menos 15 Centros de Inovação, mas nem todos foram concluídos.

Os ecossistemas vão se estruturando a partir da conexão dos atores dos diversos setores, para criar as conexões necessárias para gerar as condições para novas ideias e novos negócios.

As Startup Weekends, que são um grande fator de impulsionamento para novos empreendedores com ideias e vontade de empreender, depois de um período de diminuição de eventos online, está em plena retomada. Acontecem eventos presenciais ainda este ano em Rio do Sul, Joinville, Chapecó e Lages.

Um clima ideal para o fortalecimento do ecossistema estadual e dos ecossistemas regionais, consolidando Santa Catarina como o estado da inovação.

União de esforços entre iniciativa privada, academia e poder público está dando certo por aqui.

Em Blumenau, cidade em que vivo, o Centro de Inovação, prestes a completar 1 ano, se consolida como o grande ponto de convergência do ecossistema, com novas ideias, novas iniciativas e novos negócios sendo criados a cada dia.

Um grande movimento criativo e produtivo para impulsionar os negócios que vão ajudar a construir o futuro da cidade e da região.

Eventos locais, como a formatura da nova turma do Entra21, com mais 320 alunos prontos para o mercado de trabalho, num grande projeto social que entrega resultados reais. Um modelo criado com apoio da prefeitura e que o Governo do Estado quer expandir para toda Santa Catarina.

O Oktober Tech Week, acontecendo esta semana, e o Fastbuilt Experience que vai acontecer nos próximos dias, são eventos locais de impacto nacional.

Além disso, as ótimas notícias das fusões, aquisições e investimentos das empresas de tecnologia. Paytrack, Hi Platform, Lincros, Pague Veloz e muitas outras recebendo investimentos para o crescimento escalável, estruturação de equipes, capacitação dos profissionais, consolidação de modelos de negócios e conquista de novos mercados.

Uma grande recompensa para os esforços do Instituto Gene, FURB, Núcleo de Inovação da ACIB, Blusoft e tantos outros atores e entidades que deram suporte para a construção do CIB.

É bonito de ver os frutos começando a ser colhidos.

Esta é uma história que está apenas no início. E você, vai participar dessa nova revolução?

Compartilhe

Estrategista de marcas, especialista em inovação de marketing e fundador da Nexia Branding.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail