O Sebrae e o Instituto Malwee formalizaram uma parceria para o desenvolvimento de um projeto de artesanato que integra o desenvolvimento econômico ao bom uso de recursos naturais.
A proposta, chamada Menos resíduo, Mais renda, busca auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade na produção de artesanato com sustentabilidade.
O objetivo do projeto, que vai durar 10 meses, é criar renda para grupos formado por mulheres, por meio da economia circular, desenvolvendo produtos atrativos comercialmente e economicamente sustentáveis.
O Grupo Malwee doará os resíduos têxteis, o Instituto Malwee e o Sebrae conduzirão o projeto para que novos produtos sejam criados e relocados no mercado.
Além de Santa Catarina, Minas Gerais e Alagoas também foram contemplados.
No evento, em Florianópolis, estavam presentes a presidente do Instituto Malwee, Diana Zerbini Martins, a analista do núcleo de Moda do Sebrae nacional, Josiane Minuzzi, a analista do núcleo de artesanato do Sebrae nacional, Durcelice Mascene, o gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC, Paulo Rocha, a gestora do projeto em Santa Catarina, Simone Amorim, e a gestora do projeto na Grande Florianópolis, Luana Baixo.
“Nosso objetivo é fomentar o uso dos resíduos têxteis e gerar renda, especialmente para mulheres em vulnerabilidade econômica e social. Acreditamos que essa necessidade é o que a parceria com o Sebrae vai possibilitar, com a sua vasta experiência na organização de MEIs e artesãos, fazendo com que elas se tornem empresárias, transformando o produto em renda”, afirma a presidente do instituto.