Search

4 tecnologias para melhorar o atendimento ao consumidor

Foto: zinkevych/AdobeStock

A transformação digital avançou nos últimos anos no varejo, tornando indispensável o uso de tecnologia para melhorar a experiência do consumidor.

Os clientes, além de estarem mais tecnológicos, têm mais acesso a informações e exigem um atendimento personalizado, ainda que ele seja remoto ou autônomo.

Do momento do checkout ao valor do frete e agilidade de entrega, cada vez mais varejistas estão utilizando soluções para não ficar para trás em relação aos concorrentes e se manterem competitivos no mercado. 

Ao unir o lado humano com as tecnologias disponíveis, as empresas poderão ter mais sucesso ao prover às pessoas as informações que elas precisam e desejam de fato.

Nesse sentido, confira abaixo 4 tecnologias para melhorar o atendimento ao consumidor:

PAGAMENTO SEM PRECISAR DE CARTÃO, CELULAR OU DINHEIRO

Disruptiva no mercado brasileiro, há tecnologias que permitem que o consumidor realize seu pagamento apenas com o rosto, sem precisar estar portando cartão físico, celular ou dinheiro.

Isso significa uma experiência de compra nove vezes mais rápida que as demais, evitando filas, burocracias e ajudando no aumento de tráfego de consumidores no local.

Com solução desenvolvida pela startup Payface, varejistas como Super Muffato e Supermercados D’Ville já contam com a solução implementada.

FERRAMENTA DETECTA COMPORTAMENTOS FORA DO PADRÃO E EMITE ALERTAS

A ruptura é um dos maiores desafios enfrentados pelo varejo e resolver essa questão pode gerar um incremento importante nas vendas.

Isso porque, quando a pessoa compradora não encontra o produto na prateleira, ela tende a procurá-lo em outra loja ou substituí-lo por outra marca, prejudicando assim varejista e indústria.

A tecnologia é uma grande aliada para garantir que os itens estejam disponíveis na prateleira e que o consumidor fique satisfeito.

Um exemplo é a ferramenta Involves Doors, desenvolvida pela Involves, que usa inteligência artificial para detectar diariamente comportamentos fora do padrão em cada SKU (Stock Keeping Unit, em português Unidade de Manutenção de Estoque) e dispara alertas automáticos para que a equipe de reposição verifique os produtos e resolva o problema o mais rápido possível.

O Head de produtos de varejo da Involves, Otávio Senna, explica que a correção ágil dos problemas de execução aumenta o faturamento dos estabelecimentos:

SOLUÇÃO DIMINUI CUSTO E AMPLIA COMPETITIVIDADE DE LOJISTAS NO E-COMMERCE

Um dos fatores decisivos na hora de finalizar uma compra digital recai sobre o valor do frete e a agilidade na entrega. De acordo com Jaison Göedert, cofundador e CEO da Magazord, de nada adianta ter um produto de qualidade, com preços atrativos, se o preço do frete não for competitivo:

Como resultado, a empresa já processou mais de 10 milhões de pedidos, sendo mais de 3,6 milhões nos últimos 12 meses.

SOLUÇÃO UNIFICADA PARA O COMÉRCIO

A capacidade de manter a promessa omnichannel, de forma lucrativa, é fundamental para os líderes de varejo.

O Manhattan Active Omni, da Manhattan Associates, é uma ferramenta de comércio unificada, com um conjunto de soluções de gerenciamento de pedidos, estoque, atendimento, engajamento do cliente e ponto de venda.

Segundo o diretor de vendas e CS da empresa, Marco Beczkowski, a tecnologia permite derrubar as fronteiras entre os canais:

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também