Nos últimos três anos a indústria catarinense aumentou em mais de 20% o volume de vendas para as Forças Armadas do Brasil.
De acordo com um levantamento do Observatório FIESC, o volume comercializado passou de R$ 244,7 milhões em 2018 para R$ 302,8 milhões em 2021.
Oportunidades para ampliar essa participação estarão sendo discutidas na SC Expo Defense que a FIESC promove na próxima semana, nos dias 19 e 20 de maio, na Base Aérea, em Florianópolis.
“Santa Catarina é capaz de atender a todos os tipos de demandas militares porque temos em nosso DNA a cultura da inovação e da diversidade produtiva. Fornecemos desde alimentos, passando por peças de automóveis, motores, produtos hidráulicos, colete balístico, tintas especiais para aviões e tanques, inteligência artificial em comunicação e segurança, entre outros aparelhos e serviços”, cita o presidente do Comitê da Indústria da Defesa da FIESC, Cesar Augusto Olsen.
Há 14 empresas certificadas como Estratégicas de Defesa e duas homologadas como Empresa de Defesa no estado.
COMO PARTICIPAR DESSE MERCADO
Durante a feira de tecnologias e produtos de defesa, a equipe do Comdefesa fará o cadastro das empresas interessadas no fornecimento para o Exército, Marinha ou Aeronáutica.
Haverá também consultores especializados do Sebrae para orientar sobre os requisitos necessários para comercialização, além de rodada de negócios.