Siga nas redes sociais

Search

SAC: como melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa

Foto: Monika Jurczyk/AdobeStock

Em um mercado cada vez mais competitivo, é essencial que as marcas busquem prestar mais atenção nos clientes, a fim de potencializar o serviço de atendimento, tornando esse setor da empresa um diferencial para o negócio. 

O SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), é hoje uma das áreas mais estratégicas para a conquista e retenção dos clientes e busca, em sua essência, otimizar as funções do atendimento para resolver os problemas e questionamentos do público.

Além disso, é considerado uma ferramenta importante que auxilia as empresas a manterem um canal direto de contato com seu público, dando informações fundamentais e, muitas vezes, ajudando na jornada de compra.   

Pensando nisso, Cleison Dará, analista de marketing da Gofind, empresa de inteligência que conecta marcas e consumidores, explica as melhores estratégias de como a uma empresa pode melhorar o SAC, para oferecer um atendimento rápido, simples e objetivo, diminuindo custos e potencializando vendas.                                                                                                                                             

Porque a minha empresa precisa de um SAC eficiente?

Ter um SAC que cumpre a sua função com excelência, é um grande aliado na hora de vender ou reter um cliente insatisfeito. Isso acontece porque os consumidores já não avançam nas etapas do funil de vendas de forma passiva. Eles costumam ir atrás das informações que precisam e tiram suas dúvidas antes mesmo de fazer o primeiro contato com a área de vendas, decidindo se vale a pena comprar ou não de forma autônoma. Neste cenário, o atendimento ao consumidor exerce uma função que impacta na percepção do cliente para com a sua empresa ou produto. Um bom atendimento, rápido e objetivo, aliado a produtos de alta qualidade, é o segredo para aumentar a credibilidade da companhia, otimizar as relações profissionais e favorecer a produtividade da equipe.

Qual o papel da tecnologia no SAC

Com o avanço das tecnologias e a implementação de ferramentas digitais que auxiliam as empresas no processo de atendimento, muitas das funções de uma equipe de SAC tornaram-se defasadas. Sobretudo a utilização de roteiros prontos de atendimento com jornadas bem definidas de como abordar cada tratativa de atendimento. Hoje, com plataformas digitais, chats e atendimentos automatizados, muitos clientes já não possuem a mesma paciência de esperar horas por uma resposta. Além disso, o conceito de atendimento omnichannel, ou seja, que navega por vários canais de atendimento já se popularizou entre o público e exige uma alta integração e conectividade entre os setores da empresa. 

Quais são as novas formas de atendimento ao cliente?

Inteligência Artificial: eEntre as novas tecnologias que estão impactando no atendimento ao cliente, uma das que mais se destaca é a inteligência artificial. Hoje em dia, as empresas precisam adaptar seu modo de atuar para crescer e criar conexões com os clientes em um mundo mais inteligente do que nunca, automatizando processos e filtrando assuntos fáceis dos mais complexos a serem solucionados.

Chatbots: se antes os chatbots (robôs desenvolvidos dentro de aplicativos de mensagens para automatizar o atendimento) eram baseados em regras pré-definidas ou comandos limitados, hoje é possível tornar esse atendimento cada vez mais personalizado.Os bots impulsionados por inteligência artificial entendem a linguagem natural das pessoas e seguem aprendendo com cada conversa e evoluindo para interagir cada vez melhor com as pessoas. Sendo assim, para uma comunicação eficiente é ideal que as empresas invistam em um serviço de atendimento de qualidade que atenda as necessidades dos seus clientes. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail