Siga nas redes sociais

Search

Declaração do IRPF bate recorde e cresce 12% em SC

Foto: Rmcarvalhobsb/AdobeStock

Com o prazo regular para a entrega do Imposto de Renda Pessoa Física se encerrando à meia noite de ontem, dia 31 de maio, um total de 1.769.139 declarações foram entregues pelos contribuintes de Santa Catarina. O número é 12% maior do que o registrado ao final do prazo no ano passado.

Dentre os fatores que podem ter impulsionado este aumento está o crescimento econômico e a queda do desemprego no estado, que apresentou melhor desempenho do que a média nacional.

Outro fator que pode ter impulsionado o aumento dos declarantes foi a obrigatoriedade da declaração para quem aplica em bolsa de valores, futuros ou mercadorias, modalidades de investimento que vêm crescendo nos últimos anos.

Quem não entregou a declaração dentro do prazo, pode entregar o documento, mas está sujeito a uma multa por atraso que tem o valor mínimo de R$ 165,74, mas que pode chegar a 20% do valor do imposto devido.

Quem não fizer a declaração, estará sujeito ao lançamento de ofício por parte da Receita Federal, que traz multas ainda maiores, além de ficar com o seu CPF pendente de regularização, o que pode trazer transtornos para várias atividades cotidianas como a realização de compras, vendas e empréstimos.

RESTITUIÇÃO E MALHA FINA

Antes mesmo do prazo final se encerrar a Receita Federal já estava efetuando o pagamento do primeiro lote de restituições, para idosos, pessoas com deficiência e profissionais do magistério que entregaram a declaração em tempo hábil para o processamento do lote.

Até o final de setembro, mais quatro lotes de restituição serão pagos, respeitando a ordem de entrega das declarações.

Caso ao final do pagamento dos cinco lotes a restituição não tenha sido efetuada, há chances de que a declaração tenha sido retida em malha por inconsistências.

Compartilhe

Contadora e colunista do Economia SC

Leia também

Receba notícias no seu e-mail