Search

EmprestaCondo lança programa de fomento às usinas fotovoltaicas próprias em condomínios

Por bilanol/Envato. Licenciado por Murialdo Crescencio.

O mercado de energia solar no Brasil passa por importantes transformações. No início deste ano, foi sancionada a Lei nº 14.300/22, que institui o marco legal da micro e minigeração de energia, permitindo que consumidores produzam a própria energia a partir de fontes renováveis.

Diante dessa realidade, bem como o aumento exponencial das vendas de veículos elétricos, o cenário de guerra e as restrições cada vez maiores aos combustíveis fósseis, têm impulsionado condomínios a buscar soluções em relação à geração de energia, em especial, a fotovoltaica. Existem diversos modelos comerciais de locação, mas o investimento em uma usina própria torna a operação muito mais segura.

Pensando na necessidade cada vez maior dos condomínios em tomar decisões a respeito desta temática, a EmprestaCondo, empresa especializada em soluções para condomínios, surge a SolarCondos, primeiro marketplace de energia fotovoltaica direcionado a esse segmento.

“Dentre os nossos objetivos, está garantir a autossuficiência na geração de energia para áreas comuns dos condomínios. Promovemos treinamentos, workshops, palestras e eventos para síndicos, visando fomentar essa iniciativa”, destaca Murialdo Crescencio, fundador e CEO da EmprestaCondo.

De acordo com ele, o projeto também busca avaliar a geração para consumo de condôminos, preparar os empreendimentos para a demanda de energia oriunda dos carros elétricos, fomentar a formação de instaladores, ampliar negócios da cadeia comercial da energia fotovoltaica com o segmento condominial e oferecer linhas de crédito para investimento do condomínio e para o integrador e/ou instalador.

Além disso, a iniciativa também visa proporcionar acesso à cobertura de seguros em todo o processo, ampliar a geração de emprego e renda em toda a cadeia produtiva, ampliar a arrecadação de tributos, apoiar a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva e permitir a concentração da medição do sequestro de carbono gerado.

“Energia solar se paga. Investir em uma usina própria ao invés de locação é mais vantajoso para os condomínios, porque permite que isso retorne depois, trazendo mais autonomia e economia”, complementa.

Além de conectar os integradores locais, o que permite mais orçamentos para as assembleias decidirem, o SolarCondos traz soluções completas para os condomínios, como financiamento, estruturas para carport (cobertura de garagem com placas solares), carregadores de carros elétricos e treinamento.

“Desta forma, toda a cadeia produtiva do setor se encontra num único local, o que permite ampliar sinergias comerciais, reduzir custos, desenvolver mais soluções direcionadas ao mercado de condomínios e ampliar a capacidade de geração de energia”, conclui.

Para saber mais, basta entrar em contato com a EmprestaCondo pelo Instagram ou Linkedin.

LEIA TAMBÉM: Plataforma oferece solução em modelo marketplace para serviços financeiros condominiais

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também