Siga nas redes sociais

Search

Empresa dá dicas de como converter e-mails em clientes

Foto: kuliperko/AdobeStock

Hoje em dia uma empresa que deseja aumentar as vendas deve estar presente no ambiente virtual. A internet está nas palmas das mãos das pessoas e, por isso, quem tem um celular é, com certeza, um cliente em potencial.

Neste sentido, o e-mail marketing pode ser uma das ferramentas utilizadas para mostrar ao público seu produto, sua empresa.

Todavia, este método tem lá os seus segredos. Por isso, Vinicius Correa, especialista em e-commerce e CEO da Mailbiz, listou algumas dicas. 

Em primeiro lugar, é preciso definir objetivos e metas. O que você pretende conquistar com as ações de e-mail marketing? Quem é o seu público? O seu objetivo será informar, vender, educar, enviar materiais ou, quem sabe, um pouco de tudo? As suas decisões são norteadas com base nessas definições. 

Outro ponto que deve ser levado em consideração são as metas. Estabeleça números realistas e alcançáveis. Em vez de querer abraçar o mundo com as mãos, coloque objetivos menores e comemore cada conquista.

Uma estratégia de e-mail marketing de sucesso pressupõe frequência fixa de envios, ou seja, uma Programação Mensal e Semanal. Mas, não somente isso. As mensagens devem fazer parte de um planejamento e precisam ter foco definido. 

Você deve incluir em sua programação algumas campanhas direcionadas apenas para segmentos específicos. O e-mail deve ser atraente do início ao fim, a começar pelo título no campo assunto. Ele deve ser capaz de persuadir o usuário a abrir a mensagem. 

Lembre-se de que, para acertar na linguagem apropriada para o seu público, é preciso conhecê-lo bem. Isso inclui faixa etária, preferências, estilo de vida e outros.

O “corpo” do e-mail é a parte que deve cumprir o que foi prometido no assunto. Trabalhe para que o material seja objetivo e atenda os critérios estabelecidos. 

Se for utilizar imagens, opte por aquelas que dialoguem com o conteúdo. Inserir links ou convidar a pessoa para alguma ação, como curtir o perfil da empresa nas redes sociais ou algo que dê descontos é uma boa estratégia.

No caso das lojas virtuais, uma boa peça promocional deve conter imagens de qualidade e atrativas sobre os produtos anunciados. Considere incluir sempre fontes com tamanho grande, pois cerca de metade da sua audiência deve visualizar o e-mail em um dispositivo móvel.

Aliás, é fundamental fazer com que a mensagem seja otimizada para abertura em smartphones. As chances de conversão são maiores.

E-mails que contêm imagens pesadas são mal vistos pelos provedores de internet e podem ser considerados como spam. A prática mais recomendada é adotar um template leve, com várias imagens que não sejam pesadas ao invés de apenas uma. 

Outro erro comum é querer disparar as mensagens para toda a base de contatos por meio de softwares como MS Outlook ou pelo webmail da empresa. Isso demanda um tempo enorme, além de não trazer resultados relevantes.

Gerenciar uma operação eficiente de e-mail marketing exige tempo, conhecimentos e habilidades. É preciso conhecer bem o seu negócio e o seu público para enviar o conteúdo certo, na hora certa.

Para que os resultados sejam satisfatórios em um prazo menor, o ideal é contratar uma consultoria especializada em e-mail marketing. Ela irá te auxiliar na definição de toda a estratégia. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail