Por Franco Galati, líder de pré-vendas do Grupo Toccato.
Nunca as organizações produziram tantos dados como nos dias de hoje. Cada operação realizada por intermédio dos meios tecnológicos presume a geração de novos dados digitalizados.
Assim, a Ciência de Dados tem ganhado protagonismo no ambiente corporativo, a medida em que as empresas se movimentam para amadurecer em termos de Business Inteligence.
Contudo, o desafio da interoperabilidade dos dados, isto é, a capacidade de comunicação entre sistemas, ainda dificulta o fornecimento de insights relevantes para os negócios.
O advento das tecnologias nas empresas trouxe recursos que hoje são indispensáveis para as atividades da maioria das corporações mundo afora.
O uso de softwares veio para facilitar tanto os processos operacionais, bem como a gestão de empresas. Dessa forma, os dados são gerados em fontes variadas, resultando na dispersão dessas informações.
É neste quadro que a etapa da Data Integration surge como uma solução valiosa, tendo em vista a importância de se ter uma visão completa e unificada sobre os indicadores de desempenho do negócio para uma gestão estratégica mais coesa e assertiva.
Data Integration e o papel dos dados na tomada de decisão
O processo de combinação de dados oriundos de múltiplas fontes com a finalidade de criar conjuntos unificados de informações é chamado de Data Integration.
Tendo como objetivo primário a produção dados consistentes para uso operacional e analítico, esta etapa da Jornada de Dados integra as necessidades de diferentes usuários finais em uma organização, o que beneficia a proteção e disponibilidade de informações. Em termos gerais, a Data Integration propicia uma atuação mais eficaz e capacitada.
A estruturação e organização das informações possibilitada pela Data Integration visa otimizar a experiência dos usuários.
Agregando valor e praticidade aos negócios, esta visão centralizada dos dados viabiliza a democratização das informações, garante mais rendimento e produtividade, além de favorecer a geração de novos insights subsidiados pela análise de dados.
Em outras palavras, essa etapa abre os caminhos para um melhor aproveitamento dos recursos, de investimentos e do tempo.
Para obter os benefícios da implementação da etapa Data Integration, no entanto, é necessária a elaboração de um bom planejamento.
Para isso, deve ser feito um mapeamento detalhado dos sistemas utilizados, identificando onde os dados estão sendo gerados.
Além disso, o ideal é recorrer a um bom suporte, com ferramentas robustas e profissionais capacitados. Só assim será possível desfrutar dos resultados desse processo.
O amadurecimento da cultura de dados como fator estratégico
A cultura de dados é um conceito que tem se disseminado no ambiente corporativo. Antes, a transformação digital era um diferencial competitivo.
Atualmente, por uma questão de sobrevivência dos negócios, é inevitável que empresas dos mais variados segmentos se adaptem ao uso das novas tecnologias.
Neste cenário, e considerando o alto volume de captação de dados no ambiente digital, usá-los para fins estratégicos é um caminho seguro para melhores resultados.
Não à toa, o investimento de grandes companhias em tecnologias da informação e profissionais relacionados à Ciência de Dados têm crescido exponencialmente nos últimos anos.
A Data Integration é um passo importante rumo ao amadurecimento da cultura de dados. Executivos e gerentes de negócios com uma visão completa dos principais indicadores de desempenho (KPIs), da cadeia de suprimentos, dos esforços de compliance, riscos financeiros, e outros aspectos do negócio, tendem a tomarem decisões que resultem em impactos positivos para a organização.
Como resultado da integração de dados, eles têm as melhores informações analíticas disponíveis para usos como: rastreamento de desempenho de negócios, gerenciamento de operações e planejamento de campanhas de marketing.
Com um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo em diferentes setores da economia mundial, aliar os conhecimentos adquiridos por meio do empirismo com a capacidade analítica de dados se tornou uma vantagem competitiva de inestimável valor.
Por fim, dados transformados em análise proporcionam uma visão mais ampla da situação, e conferem mais assertividade às tomadas de decisões.