Mais de 55% das empresas do setor de gastronomia de Santa Catarina já trabalham com lucro, de acordo com pesquisa da Abrasel divulgada nesta semana.
Foram entrevistados empresários e empresárias de todo o estado, entre os dias 24 e 31 de agosto e, de acordo com a consulta, outras 25% trabalharam em equilíbrio financeiro.
“O destaque fica para este resultado surpreendente, com mais de a metade das empresas que operam com a alimentação fora do lar operando com lucro, melhor que a média nacional, que é de 48%”, destaca Juliana Mota, presidente da entidade.
De acordo com a pesquisa, 51% dos negócios do setor pretendem contratar novos colaboradores até o fim do ano. Outros 46% esperam manter eu quadro de funcionários e apenas 4% têm a intenção de demitir, devido aos prejuízos.
Entre as empresas que optaram por empréstimos regulares, 19% têm parcelas em atraso, número semelhante àquelas que pediram crédito junto ao Pronampe.
Das respondentes, 89% estão enquadradas no SIMPLES e, destas, 29% estão com parcelas atrasadas. Metade afirmou adesão a RELP, que é um regime de escalonamento de dívidas do SIMPLES.