Siga nas redes sociais

Search

Veleiro da UFSC lança projeto com comunidades de Paranaguá

Foto: divulgação.

Foi lançado nesta semana o Igaú, iniciativa do Veleiro ECO, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

O projeto de pesquisa e extensão foi aprovado no edital Camp Ocean da Fundação Boticário e fomentado via Fundação Araucária.

A iniciativa visa demonstrar às comunidades tradicionais do Complexo Estuarino de Paranaguá quais são as macroalgas marinhas com potencial de uso e treiná-las quanto às formas de utilização e manufatura de produtos a partir deste recurso natural.

A equipe do veleiro também apoiará no treinamento das mulheres das comunidades costeiras, sobre os usos potenciais principalmente das espécies Ulva spp. e Gayralia brasiliensis, ambas algas verdes. A última foi descrita como nova espécie, em 2013, pela coordenadora do projeto, Franciane Pellizzari.

De acordo com ela, outro potencial a ser explorado pelo projeto, a partir de biomassa de bancos algais de áreas mais preservadas, será o uso comestível, onde as mulheres receberão treinamento para a coleta sustentável, processamento, e fabricação artesanal de compotas e de frondes secas.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail