Siga nas redes sociais

Search

Sobre a importância de continuar aprendendo e evoluindo

Foto: Daniel Zimmermann

Por Roberto Vilela, consultor empresarial e estrategista de negócios.

Em 2022 foram muitos desafios, momentos de superação, tropeços, acertos e erros, algo mais do que esperado para cenários dinâmicos.

Entendo que trouxe algumas lições importantes e que precisam ser assimiladas com inteligência e maturidade.

Aprendemos, ou deveríamos ter aprendido, que uma equipe coesa e com objetivos muito bem definidos cresce na hora certa e sua capacidade de exceder limites toma proporções inimagináveis.

Também aprendemos que talentosos solitários possuem muito valor e importância, sim. Mas, por vezes, esbarram na muralha da coletividade engajada.

Para crescer, evoluir e avançar, precisamos de uma equipe equilibrada, coesa e obstinada. Uma equipe que realmente deseje a vitória, a conquista, independentemente do esforço que será necessário para construir esse resultado.

Não podemos esquecer que equipes fortes necessitam de líderes fortes e cientes de seu papel e responsabilidade.

Tem um provérbio oriental que certamente você já escutou ou leu em algum momento, mas penso que faz muito sentido agora:

“Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes”.

Confesso que, neste momento, tenho dúvidas sobre a fase do provérbio que nos encontramos. Afinal, por mais que eu tenha a minha opinião sobre 2023, não seria mais do que uma suposição e sem uma base sólida e sustentável.

Estejamos de prontidão, preparados para o incerto, firmes com as nossas convicções, abertos para as mudanças e inovações necessárias, mas jamais esquecendo da importância de continuar aprendendo e evoluindo.

Não nos esqueçamos que a vida é cíclica e essa roda vai girar!

LEIA TAMBÉM: Por que planejamento faz a diferença para os negócios.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail