Siga nas redes sociais

Search

3 tendências tecnológicas para decoração em 2023

Foto: Yhuri Ramos/divulgação.

Dou início à minha participação no Economia SC me apresentando a vocês! Sou paulista, mas atualmente moro em Balneário Camboriú, me formei em arquitetura em 2007 e por mais de 12 anos atuei principalmente em decoração de interiores de alto padrão. 

Em 2016, fundei a La Decora junto com minha sócia Gabriela Accorsi, influenciadas pelo propósito de tornar a decoração de interiores acessível e, em 2020, se juntou a nós o Guilherme Hathy, que cuida da nossa área de tecnologia. Atualmente sou a CEO da empresa e atuo na área de novos negócios.  

No meu dia a dia tenho acesso a grandes soluções de inovação em decoração, pelo privilégio de participar de grupos focados em tecnologia e também por ser uma curiosa e entusiasta de novas tendências. 

Estou sempre em busca de novidades e usarei este espaço para compartilhar as descobertas com colegas e entusiastas como eu. Será um prazer estar com vocês nesta jornada!

Começo meu primeiro artigo falando de 3 tendências tecnológicas do setor de decoração para ficar de olho este ano.

CASAS INTELIGENTES

As casas inteligentes são um conceito de casa equipada com dispositivos conectados, que se adaptam às rotinas do morador proporcionando segurança, conforto, otimização do tempo, qualidade de vida e bem estar através de soluções tecnológicas que estão cada vez mais disponíveis no mercado. Desta forma os objetos são capazes de coletar e transmitir dados e a partir disso executar tarefas por rotinas pré-programadas, pelo app ou por comandos de voz. Automação residencial não é novidade para arquitetos que já costumavam aderir a esta solução, porém a grande inovação é como a tecnologia atual facilitou a implantação de dispositivos inteligentes nas casas, tornando-a acessível e prática. Um exemplo são as automações via Wi Fi, tomadas e interruptores inteligentes para economia de energia, cortinas, ar-condicionado, som, cafeteiras, câmeras e fechaduras que podem ser controlados remotamente. Uma casa inteligente traz benefícios de tempo e agilidade para tornar a rotina do dia a dia mais prática e eficiente. 

ALGORITMO SELETOR DE MÓVEIS

Algoritmos estão sendo desenvolvidos para resolver o desafio de automatizar tarefas manuais e que levam tempo de análise e definição, como é o caso de escolher móveis ou objetos para determinado projeto. No caso do seletor de móveis, o algoritmo coleta os dados do questionário e compila com clareza os gostos do consumidor para sugerir a partir disso produtos que combinem com suas necessidades. Esta é uma solução que consegue acelerar o trabalho decorativo exponencialmente, pois dispensa tarefas manuais que só iriam burocratizar as etapas.

DESIGN GENERATIVO

O design generativo é uma combinação do projeto paramétrico com a inteligência artificial. O fundamento é responder a um dado objetivo através da exploração de alternativas de projeto derivadas de pré-definições do software, realizando simulações e modelagens que permitem a criação de múltiplas soluções simultaneamente. Uma das grandes vantagens do design generativo é possibilitar ao designer criar e testar diversas versões de projeto de forma automatizada, fazendo com que sua expertise seja utilizada em definição da melhor composição apresentada, o que garante melhores resultados e mais agilidade na produção. Acho sensacional ter este tipo de inovação para o nosso setor, uma vez que podemos utilizar a criatividade dos arquitetos e designers para aumentar o fluxo de entregas e diminuir os custos de produção. Possibilitando beneficiar um número infinitamente maior de clientes com ambientes mais harmônicos e funcionais através da tecnologia da decoração.

Acompanhe a coluna da Luciana Mendes clicando aqui.

Compartilhe

CEO da La Decora

Leia também

Receba notícias no seu e-mail