Siga nas redes sociais

Search

Softwares de gestão podem minimizar erros financeiros?

Foto: Daniel Zimmermann

Recentemente, inconsistências contábeis foram divulgadas em grandes empresas, levando à instabilidade econômica, queda de ações e até demissões em massa. Mas o que muitas empresas precisam ficar atentas, é que a tecnologia está presente para ser aliada dos negócios, evitando inúmeros erros em diversos setores. 

Novas empresas são abertas todos os dias no Brasil. Além dos problemas relacionados à alta taxa de impostos, muitas entram em falência por problemas de controle financeiro e é nítido que erros na contabilidade podem colocar em risco a saúde financeira da companhia. Afinal, trabalhamos com pessoas e com isso, corre-se o risco de erros e falhas humanas. Um debate recente é em relação ao uso de sistemas voltados para o departamento financeiro das empresas, os famosos softwares de gestão e otimização de processos. 

Esses softwares podem automatizar processos e reduzir o tempo para a realização de tarefas do dia a dia das empresas, além de auxiliar no controle e centralização das solicitações, mecanização dos processos repetitivos, organização de documentos e até rastreamento de processos. 

É importante que os diretores das empresas tenham em mente que as tomadas de decisões precisam ser baseadas em dados e para isso, pensar em tecnologias que facilitam a execução de tarefas operacionais e garantem a agilidade na tomada de decisão não podem mais ser opcional. 

E vale lembrar também que esses softwares não são apenas indicados para grandes empresas, qualquer porte pode e deve se automatizar. Muitas companhias passam por constantes mudanças regulatórias e de mercado e esses sistemas facilitam a adaptação dos processos além de auxiliar  os gestores na análises de custo e rentabilidade dos negócios, monitoramento e comparação de resultados com as metas estabelecidas pela direção da empresa. 

Apesar de muitos negócios ainda optarem por utilizar planilhas, vale ressaltar que o serviço manual pode ocorrer falhas como erro nas fórmulas, dados improcedentes e até mesmo perda de informações, mas a tecnologia está presente para ser aliada aos negócios, gerando sucesso e redução de falhas e custos. 

Compartilhe

CEO da Ellevo

Leia também

Receba notícias no seu e-mail