Siga nas redes sociais

Foto: Daniel Zimmermann.

Como fazer a diferença para o mundo (e pessoas) através do marketing

D.J. Castro

D.J. Castro

Fundador da Nexia Branding

Eu gostaria de levantar algumas questões sobre a função do marketing nas organizações. Na sua empresa, o marketing está envolvido desde o início do processo de desenvolvimento de um produto, ou entra apenas no final, para divulgar o que já está pronto e foi feito pelas outras áreas da companhia?

Infelizmente, muitas empresas acionam o marketing apenas no final do processo, desperdiçando um enorme potencial que poderia ser ativado com o uso estratégico do marketing.

O marketing, na sua definição clássica, criada no mercado mais potente do mundo, o norte-americano, se envolve desde o começo do processo de criação de qualquer produto ou serviço.

O marketing é fundamental para o alinhamento estratégico, conectando a estratégia da corporação com as ações efetivas no mercado e aumentando as chances de que a inovação tenha muito mais sucesso no mercado.

As empresas voltadas para o mercado funcionam assim. Além disso, esse foco no mercado, que implica colocar as pessoas no centro de tudo, também valoriza todo o trabalho de branding, de posicionamento estratégico da marca. 

Sua empresa é voltada para o mercado, de verdade?

O foco para o mercado cria bases sólidas para que a marca atue de forma eficaz, se conectando de verdade com os desejos e necessidades das pessoas. 

A integração entre marketing e  inovação é fundamental para as empresas que desejam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. 

Ela permite criar vantagem competitiva, ou seja, diferenciais que tornam a marca mais atrativa para os consumidores. 

Esses diferenciais podem ser criados através de novas estratégias, técnicas ou tecnologias, sempre focadas no mercado, e podem ser aplicados em todas as etapas do processo de marketing, desde a pesquisa de mercado até a distribuição dos produtos.

A inovação no marketing também é importante para que as empresas possam se destacar na multidão. Com tantas opções disponíveis para os consumidores, é crucial que as empresas encontrem formas de chamar a atenção, de maneiras que fazem sentido e criam valor para as pessoas. 

Essa atitude de integração também permite que as empresas se adaptem às mudanças do mercado e às necessidades dos consumidores. 

Em um cenário  de avanço tecnológico e transformação de comportamentos, as empresas devem estar sempre dispostas a experimentar novas formas de entender e atender as pessoas. 

E Você, está gerando essa integração na sua empresa? A inovação está gerando impacto positivo para sua marca e para o mercado?

Inovar no marketing é fundamental para que as empresas possam se destacar no mercado, criando vantagens competitivas consistentes e sustentáveis. Mais do que se emocionar com novas tecnologias e tendências, é necessário uma análise profunda da diferença que podemos fazer para o mundo e, mais importante, para as pessoas. 

É essa atitude que cria as marcas prontas para o futuro. 

Leia outras colunas do DJ Castro clicando aqui.

Compartilhe o conteúdo

Leia também

Tecnologias disruptivas aplicadas ao marketing

Acib elege primeira mulher presidente, o que isso significa?

Somos todos humanos

Receba notícias no seu e-mail