Siga nas redes sociais

Search

Sapienza redesenha 21 projetos pedagógicos com o Centro Universitário Sul de Minas

Compartilhe

Geraldo Campos, CEO da Sapienza, tem confiança nas ferramentas e métodos da empresa.

Há um ano e meio o Centro Universitário Sul de Minas, o UNIS, vem rodando um modelo de aprendizagem baseado em metodologias ativas e princípios pedagógicos voltados para a autonomia dos estudantes.

Para formalizar o processo, a Sapienza ajudou a reformular os cursos de graduação da unidade Varginha, redesenhando 21 projetos pedagógicos a partir do modelo implementado.

Projetos pedagógicos não são apenas documentos burocráticos exigidos pelo Ministério da Educação. No entendimento dos gestores do centro universitário, 

Um projeto bem escrito e contextualizado pode ajudar na construção de uma imagem sólida do curso, contribuindo não só para a retenção, mas também na atratividade de novos alunos”.

A afirmação de Thiago Silva, coordenador administrativo e responsável pelo projeto de inovação curricular do UNIS, é corroborada por Roberta Carvalho, Ivan Francklin e Gustavo Falusino, coordenadores dos núcleos de saúde, engenharia e tecnologia, e gestão, todos envolvidos na produção. 

O trabalho da Sapienza consistiu em organizar as ações, dar suporte na elaboração dos documentos e orientar quanto aos procedimentos técnicos na composição da matriz curricular em função das diretrizes de cada curso e das estabelecidas pela instituição.

“Um projeto pedagógico de curso construído por uma equipe multidisciplinar possibilita uma visão mais ampla e realista. Com apoio externo, essa visão se expande, uma vez que podemos contar com novas experiências e vivência de mercado”.

Reformas curriculares são maneiras de empreender mudanças estruturais importantes nas instituições de ensino superior. Quanto mais claros os documentos, mais fáceis de responder por boas avaliações externas e quanto mais participativo o processo, mais chances de a comunidade acadêmica se engajar na sua implantação.

Na avaliação dos gestores diretamente envolvidos com o redesenho dos projetos pedagógicos, a gestão do tempo é um dos fatores mais significativos para dar conta dos desafios. 

“É crucial, num projeto desta envergadura, que tenhamos sempre pessoas qualificadas e disponíveis na proporção em que o projeto demandar”, conclui Thiago

Luciano Bitencourt, que liderou o trabalho pela Sapienza, sinaliza que a reformulação de projetos pedagógicos vai muito além do desenho que expressa a organização curricular, a oferta das unidades a cada semestre, as formas que o estudante tem de cumprir a carga horária e descreve o fluxo das atividades pedagógicas no período de integralização. 

As instituições de ensino estão sendo desafiadas a pensar novos modelos de educação, com metodologias centradas no estudante e alinhadas às normatizações estabelecidas pelo MEC.

A equipe interdisciplinar da Sapienza tem apoiado as universidades na concretização de projetos pedagógicos inovadores e sintonizados com as atuais necessidades de formação.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail