Siga nas redes sociais

Search

Sapienza e Novale Hub desenham a jornada empreendedora de Jaraguá do Sul

Compartilhe

Mauricio, Netto (à esquerda), Geraldo e Eloisa: trabalho conjunto para fortalecer o ecossistema de inovação. Foto: Sapienza.

Por Geraldo Campos, CEO da Sapienza, e Luciano Bitencourt, jornalista.

Jaraguá do Sul vai ter um mapa visual e descritivo do empreendedorismo. Até o final deste ano o Centro de Inovação Novale Hub e a Sapienza, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação da prefeitura, vão levantar as jornadas e os perfis do empreendedor na cidade. O objetivo é tornar visível um conjunto de informações para destacar os diferenciais no apoio à alavancagem e ao desenvolvimento de negócios.

Especializada em ecossistemas de inovação e empreendedorismo, a Sapienza vai desenhar as etapas percorridas por empreendedores em diferentes níveis de negócio para oferecer orientação e formas de localizar alternativas que otimizem a jornada. O trabalho conta com a parceria de Mauricio Pantaleão, com três décadas de experiência em pesquisa e inteligência de mercado.

Este movimento é muito importante porque fortalece o desenvolvimento do empreendedorismo municipal e potencializa o Centro de Inovação como uma referência da cidade. Possibilita também a conexão das ações de fomento de empreendedorismo das instituições sediadas em Jaraguá com a comunidade”, destaca Eloisa Johann, da equipe Sapienza.

O mapeamento vai ser elaborado em co-autoria com entidades e instituições que colaboram com o desenvolvimento empresarial da cidade. Quando concluído, o trabalho vai evidenciar os passos necessários para empreender e onde encontrar apoio em cada uma das etapas importantes do processo.

O empreendedor vai saber identificar em que lugar do mapa ele está, saber quais são os próximos passos, quem pode auxiliar e com que recursos. As entidades de apoio também vão poder identificar gargalos na jornada e desenvolver soluções de apoio que melhorem e facilitem o processo”, explica Mauricio.

Segundo o diretor executivo do Centro de Inovação de Jaraguá, Nelson Martins de Almeida Netto, a cidade tem hoje cerca de 15 mil empreendimentos, 10% deles relacionados de alguma forma com a indústria de transformação. Mas não há ainda um diagnóstico do ecossistema capaz de mostrar os caminhos para quem quer empreender.

As jornadas acontecem, estão nas diferentes instituições, nos diferentes parceiros que compõem o ecossistema, mas não fazem parte de um panorama de trabalho diário visível”, justifica.

O mapa do empreendedorismo, na visão do diretor executivo, traz impactos para a inovação porque vai mostrar as possibilidades que ainda existem de melhoria da matriz econômica e de aperfeiçoamento dos processos de inovação em ações que já acontecem. Jaraguá do Sul é considerada por Netto como uma cidade empreendedora, com negócios em diferentes verticais e grande potencial de alavancagem.

Como resultado do trabalho, o Centro de Inovação Novale Hub vai oferecer aos atores do ecossistema municipal acesso a informações sobre a jornada no portal, incluindo um guia do empreendedor. O levantamento faz parte das metas de desenvolvimento institucional e sela o contrato de parceria com a Sapienza.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail