Siga nas redes sociais

Search

Primeiro dia da ExpoGestão abordou varejo, marketing e tecnologias emergentes

Foto: André Kopsch/divulgação.

A ExpoGestão começou nesta terça-feira, dia 27 de junho, com a palestra de João Branco, o executivo que ousou transformar o McDonald’s em Méqui.

De forma descontraída, mas com muito conteúdo, o executivo, um dos CMOs mais respeitados e admirados do Brasil, mostrou a transformação pela qual o McDonald´s passou nos últimos anos em solo brasileiro.

Ele destacou a importância de conhecer profundamente o cliente e direcionar os esforços para se comunicar com ele de forma personalizada.

“Temos que ser rápidos e ágeis, pois atendemos 2,5 milhões de pessoas por dia, mas não podemos perder a essência da relação humana”.

O FUTURO DO VAREJO

A pandemia afetou muito o varejo, mudando o comportamento do consumidor. Para enfrentar os desafios, o setor conta com inovação, estratégia, tendências de mercado, marketing.

No painel Futuro do Varejo, três especialistas mostraram o que suas corporações estão fazendo com essas armas: Rodrigo Maingué, business director da Nestlé Professional Brazil, Fernando Mazzarollo, vice-presidente da Zé Delivery, e Jean Carlo Klaumann, CEO da Neogrid.

A palavra-chave é “omnicanalidade”, termo que designa a integração dos canais de comunicação e vendas de uma empresa, convergindo os mundos físico e digital.

DA MESA DOS NERDS À MESA DOS CEOS

David Espindola, empresário, estrategista e consultor de tecnologia digital, apresentou à plateia dados e informações que mostram como as tecnologias emergentes estão transformando o mundo dos negócios, o trabalho e a sociedade. As mudanças estão acontecendo de forma exponencial.

A cada dois anos, dobra-se o número de transmissores em um microchip, por exemplo. Hoje, já existem microchips com 50 milhões de transmissores”, explicou.

Ele resgatou alguns marcos históricos. Trouxe a capa da revista Forbes de 2007 que apresentava a Nokia e sua marca de 1 bilhão de clientes e a pergunta: alguém alcançará o rei do celular? No mesmo ano, Steve Jobs anunciava o iPhone. As mudanças são cada vez mais intensas e quem não muda, tende a desaparecer.

A JORNADA É IMPORTANTE

Pintor de cercas, office boy, faz-tudo, contador, bancário, diretor de indústria, executivo-chefe, conselheiro. Desde os 12 anos de idade, essa foi a trajetória de Vicente Donini, empresário de Jaraguá do Sul, ex-presidente da Marisol e atual presidente da Santinvest e da Vinícola Vivalti. Em sua palestra, ele destacou algumas crenças de sua vida profissional:

“Ter um norte, um objetivo, é importante; porém, mais importante ainda é a jornada, os erros, o aprendizado e as pessoas que te ajudaram”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail