Siga nas redes sociais

Search

Criatividade em alta

Compartilhe

Foto: Alexander Grey/Pexels.

Uma ótima notícia do mundo das marcas: no Festival de Cannes 2023 o Brasil ganhou 92 prêmios, incluindo dois Grand Prix e um Titanium, na melhor atuação da publicidade nacional em muito tempo.

Esse reconhecimento aponta um bom momento da publicidade nacional. E eu gostaria de refletir sobre a importância da CRIATIVIDADE para a construcão ds marcas.

O Brasil tradicionalmente vai bem nos prêmios de criatividade. Peças e campanhas super criativas e muito bem produzidas encantam os jurados nos concursos mais importantes do planeta.

No mundo ideal, uma campanha criativa deve ser reflexo de toda a estratégiam do posicionamento da marca, e expressar de forma efetiva como a marca quer se posicionar no mundo, em todos os sentidos.

Mas nem todas as campanhas premiadas conseguem realizar esse objetivo.

Ou seja: Muitas são apenas casos isolados, não são sustentadas por estratégias verdadeiras das marcas para manter a sua comunicação num alto nível.

O grande desafio é incorporar a criatividade no dia-a-dia, desde ações pequenas, cotidianas, até grandes movimentos da marca.

E é aí que surge a questão: Como a criatividade está fazendo parte do dia a dia da sua marca? Como a sua marca se expressa criativamente?

Porque não adianta apenas batermos palmas para os grandes prêmios da publicidade brasileira no exterior. Precisamos atuar de verdade, em todos os pontos de contatos, para transformar criatividade em valor de marca.

Ao mesmo tempo em que vemos tantos prêmios, também dá para ver, uma pasteurização de muitas mensagens, especialmente nas mídias sociais.

Você já percebeu como tem muitas campanhas online que são basicamente repetição de fórmulas?
Como tem muita gente vendendo a mesma coisa do mesmo jeito?
Como o foco em vender a qualquer custo pode implodir qualquer possibilidade de usar a criatividade?

A criatividade, usada de forma estratégica, pode fazer toda a diferença para gerar valor real para as pessoas. E ajuda a transformar marcas.

O potencial criativo das marcas brasileiras é infinito. A criatividade é um dos motores da inovação. É sobre associar ideias, construir novos significados, pensar diferente e mudar o que está sendo feito.

Mas eu gostaria de fazer mais uma pergunta para você:

  • Quantas marcas brasileiras são realmente globais?
  • Quantas marcas brasileiras estão presentes em todos os continentes, entre as líderes do mercado mundial?

Infelizmente, toda a criatividade apresentada em festivais ainda não se traduziu na construção de marcas brasileiras globais em volume compatível com o tamanho da nossa economia.

Ainda temos um grande caminho para expandir as percepções das marcas nacionais. Em todos os sentidos.

Pense nisso na hora de posicionar sua marca e de planejar ações de marketing efetivas. Ative e valorize a criatividade no dia-a-dia dos negócios e do marketing e amplie os horizontes da sua marca.

Compartilhe

Estrategista de marcas, especialista em inovação de marketing e fundador da Nexia Branding.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail