Siga nas redes sociais

Search

Como a gamificação pode ser usada em treinamentos corporativos

Compartilhe

Foto: @heaven.art.br

No mundo corporativo atual, o desenvolvimento de habilidades e o aprimoramento contínuo são cruciais para o sucesso de qualquer organização. No entanto, muitas vezes os treinamentos tradicionais podem ser monótonos e pouco envolventes, resultando em baixa retenção de conhecimento. 

É nesse contexto que a gamificação entra em cena, oferecendo uma abordagem inovadora para tornar o aprendizado mais divertido, motivador e eficaz. 

A gamificação proporciona um ambiente imersivo e interativo, despertando o interesse e a motivação dos participantes. Através do uso de elementos de jogos, como recompensas, níveis, desafios e competições, os treinamentos se transformam em experiências envolventes, estimulando os colaboradores a se dedicarem e superarem seus limites. 

A sensação de progresso e a possibilidade de conquistar objetivos tangíveis aumentam o engajamento e a disposição para aprender.

Segurança: treinamentos além da diversão

Uma das principais vantagens da gamificação é a oportunidade de vivenciar situações práticas de forma segura e controlada.

Os treinamentos gamificados podem simular desafios reais do ambiente de trabalho, permitindo que os colaboradores experimentem as consequências de suas ações em um contexto simulado. 

Isso promove uma aprendizagem mais significativa, uma vez que os funcionários podem testar diferentes estratégias e receber feedback imediato sobre suas decisões, corrigindo erros e aprimorando suas habilidades. O resultado é uma equipe mais preparada e, consequentemente, mais segura.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho, a cada 15 segundos, um trabalhador morre em razão de acidente ou doença do trabalho no mundo. No mesmo período de tempo, em média, 160 trabalhadores são vítimas de acidentes relacionados ao trabalho. Por essa razão, é tão importante dar a devida atenção a essa área, com treinamentos e capacitações. 

A Klabin fez isso de forma leve, por meio de um game interativo desenvolvido pelo Estúdio Lune e layout da Una Criatividade

O game interativo foi criado como uma ferramenta para a capacitação em Segurança do Trabalho (SST), indispensável na maior produtora e exportadora de papel do Brasil.

Nesse formato de treinamento, os colaboradores conseguem assimilar melhor e de forma mais lúdica as funções e mecânicas utilizadas em maquinários e processos.

O propósito do jogo é fortalecer as rotinas de desligamento de máquinas e equipamentos antes de manutenções. 

São duas modalidades, tipos de Bloqueio e tipos de Energia, onde o colaborador precisa identificar em quatro tipos de planta, Florestal, Papelão Ondulado, Papel e Celulose e Sacos. Após identificar todos os pontos, o colaborador pode avançar para uma nova planta.

Não apenas nesse caso, mas em um plano geral, a gamificação tem se mostrado uma estratégia eficaz para aumentar o engajamento, a motivação e o aprendizado em treinamentos corporativos. 

Ao transformar o aprendizado em uma experiência lúdica e envolvente, a gamificação oferece uma abordagem inovadora para desenvolver habilidades, promover o crescimento profissional e criar um ambiente de trabalho mais seguro. 

Ou seja: considerar a implementação da gamificação pode ser uma excelente estratégia para impulsionar o sucesso dos treinamentos corporativos e fortalecer a capacidade competitiva das organizações no mercado atual.

Compartilhe

Especialista em tecnologia com mais de 20 anos de experiência no planejamento, gestão e desenvolvimento de projetos inovadores.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail