Por Felipe Bernardi Capistrano Diniz.
Recentemente, recebi um e-mail sobre um painel de saúde intitulado “Utilizando IA com Capacidades Modernas de Fax para Reduzir o Ônus Administrativo”.
Imediatamente pensei: “espera, o quê?”.
Mas sim, li corretamente: havia um painel sobre a integração da IA com máquinas de fax na área da saúde!
Será que estamos presos nos anos 1980? Não deveria a saúde seguir os tempos e parar de usar máquinas de fax?
Tive que rir. Mas, por baixo da superfície, esse e-mail nos revela muito.
Ele mostra por que a IA terá um impacto maior na área da saúde do que em qualquer outra indústria e por que os talentos em IA devem ficar extremamente animados com essa oportunidade.
Escutem o que tenho a dizer.
Não é segredo que o software empresarial tradicional tem lutado para penetrar na área da saúde. E-mails sobre “capacidades modernas de fax” demonstram isso claramente. A saúde representa 20% da economia americana, mas apenas uma das 100 maiores empresas públicas de software é uma empresa de saúde.
As empresas de software de saúde bem-sucedidas são negócios incríveis, mas são poucas e distantes entre si. A indústria da saúde tem sido lenta em adotar tecnologia, relutante em sobrecarregar equipes de TI sobrecarregadas e treinar funcionários esgotados em novos sistemas.
Mas isso está prestes a mudar.
Assim como os mercados emergentes avançaram diretamente do uso de dinheiro para pagamentos móveis (ultrapassando os cartões de crédito), a área da saúde irá avançar diretamente das máquinas de fax para a IA.
Com a IA, as empresas de saúde não precisam mais enfrentar a batalha difícil de treinar as pessoas em software. Em vez disso, elas podem oferecer IA que age como uma pessoa e assume cada vez mais o trabalho dos profissionais de saúde, permitindo que eles se concentrem em problemas mais interessantes e exerçam suas habilidades ao máximo.
A abordagem é simples: “Não quer mais software? Sem problemas, podemos fornecer ‘pessoas’ em IA que são baratas, rápidas, alegres e empáticas”.
Acredito que qualquer nova tecnologia precisa ser 10 vezes melhor para substituir com sucesso a anterior, melhorias marginais não valem o esforço. O software empresarial teve dificuldade em superar essa barreira de 10x na área da saúde; a IA a supera facilmente.
Essa revolução começará com os casos de uso não clínicos. A IA assumirá o trabalho de centrais de atendimento, agendamento, autorização prévia, codificação médica, gerenciamento do ciclo de receitas e negociação de contas médicas.
Mas a revolução clínica não está muito atrás. A IA já pode passar no exame de licenciamento médico para se tornar um médico e ler uma radiografia tão bem quanto um radiologista.
Em breve, a precisão da IA em diagnosticar problemas médicos e recomendar planos de tratamento superará a dos humanos.
Cada médico terá uma IA como copiloto para ajudá-los. Já existem caminhos regulatórios para trazer a IA clínica ao mercado, e estamos encorajados por sinais iniciais de parceria por parte de legisladores e reguladores.
E isso é extremamente emocionante para todas as pessoas do planeta.
Os maiores desafios na área da saúde são:
- Acesso: não há médicos suficientemente bons para fornecer cuidados oportunos a todos que precisam (e os profissionais de saúde estão deixando a área devido ao esgotamento).
- Custo: o custo dos cuidados de saúde aumentou drasticamente, em grande parte devido ao aumento dos custos trabalhistas.
A IA resolverá ambos esses problemas.
Quando se trata de acesso, as pessoas não terão que esperar meses para obter cuidados de qualidade. À medida que a IA melhora, cada pessoa terá um médico de IA de classe mundial em seu bolso, abrangendo todas as especialidades médicas.
Os diagnósticos virão meses mais cedo, permitindo intervenções aceleradas, guiadas por IA, por médicos que focam seu tempo de forma mais impactante.
Em relação ao custo, a IA reduzirá radicalmente os gastos ao mudar os cuidados de serviços totalmente humanos para serviços com IA.
Observe que isso não é verdade em indústrias que já são conduzidas por software, a IA é mais cara do que o SaaS empresarial.
Mas é muito menos cara do que os serviços humanos, e a área da saúde é uma indústria de R$ 4 trilhões, predominantemente baseada em serviços humanos.
A IA nos ajudará a alcançar um futuro em que cada pessoa poderá pagar cuidados médicos de classe mundial, e a dívida médica não será mais a principal causa de falência.
Nas últimas décadas, quase todas as principais indústrias foram grandemente aprimoradas pela tecnologia. A saúde é o maior prêmio que resta.
Sabemos que o ciclo de hype da IA já atingiu a área da saúde antes, mas estou entusiasmado com a sobreposição atual de disponibilidade de dados, modelos fundamentais públicos e interesse generalizado.
E, como já disse antes, as empresas mais impactantes são construídas na fronteira, e a saúde é a próxima fronteira.
Então, para qualquer cético que duvida que a IA terá o maior impacto na área da saúde, aqui está o que tenho a dizer:
Me mostre outra indústria onde a IA pode resolver os dois maiores desafios da indústria e salvar inúmeras vidas ao longo do caminho. Estou esperando.
Enquanto isso, estaremos investindo no futuro para que possamos contar aos nossos netos histórias sobre os painéis de máquinas de fax em nossos dias.