Siga nas redes sociais

Search

Humanização das marcas na era digital: o rosto por trás do negócio

Foto: divulgação.

A humanização das marcas emergiu como uma estratégia fundamental para estabelecer conexões autênticas e significativas com os consumidores na era digital.

Em um mundo onde as interações ocorrem cada vez mais on-line, mostrar o rosto por trás do negócio e se tornar um creator nas redes sociais não é apenas uma tendência, mas também uma abordagem vital para o sucesso das empresas.

Recentemente, um estudo da IAB Brasil, em parceria com a Offerwise, trouxe um levantamento interessante: 79% dos entrevistados admitiram que consomem algum conteúdo desenvolvido por criadores ou influenciadores digitais. Ou seja, ser um creator da sua própria marca é resultado de vendas lá na frente”, ressalta Camila Renaux, especialista em marketing e comunicação.

As redes sociais têm revolucionado a maneira como as empresas se comunicam com seu público-alvo. Ao mostrar o rosto por trás do negócio, os empreendedores estão se afastando da impessoalidade e se aproximando de seus clientes de forma genuína.

Essa abordagem cria uma conexão emocional que vai além dos produtos ou serviços oferecidos e humaniza a marca.

Em um ambiente altamente digitalizado, as pessoas buscam autenticidade e relações significativas, até mesmo nas interações com as marcas. Mostrar o rosto por trás do negócio permite que os consumidores vejam a história, os valores e a paixão que impulsionam a marca, gerando confiança e lealdade”, destaca.

Para a especialista, os empreendedores precisam reconhecer o poder do conteúdo autêntico e envolvente para criar uma conexão duradoura com o público.

Já percebemos que muitos estão se tornando creators, compartilhando suas jornadas e conhecimentos por meio de plataformas como o Instagram e o TikTok. E esse movimento vai além da venda direta, trata-se de oferecer valor, inspiração e entretenimento. Os creators estão abrindo as portas para um tipo de relacionamento totalmente novo entre marcas e consumidores“, complementa.

Ao compartilhar insights exclusivos, contar histórias verdadeiras e demonstrar autenticidade, os empreendedores estão se conectando de forma emocional com as audiências, o que, por sua vez, impacta positivamente na percepção da marca.

Avatares como estratégia de relacionamento

Além da presença humana nas redes sociais, algumas marcas também adotam avatares para criar uma interação diferenciada com seus públicos.

Um exemplo notável é o caso da Magazine Luiza, que introduziu um avatar cativante para dialogar com os clientes.

A Magalu encontrou sucesso ao ser a “pessoa” por trás da marca, personalizando as interações e respondendo às perguntas dos clientes com um toque humano e descontraído.

Contar com avatares se torna uma estratégia eficaz para criar um senso de familiaridade e simplicidade na comunicação com os clientes. Eles humanizam a marca, adicionando uma camada de singularidade à interação digital, o que pode ser particularmente atraente para públicos jovens e conectados”, explica.

À medida em que as redes sociais moldam o cenário empresarial, a humanização das marcas e a exploração de estratégias de criação de conteúdo autêntico e interativo se tornam ferramentas cruciais para destacar as marcas em um mercado cada vez mais competitivo.

Os empreendedores que abraçam essa abordagem estão construindo relacionamentos sólidos e duradouros com seus clientes e definindo uma nova era de conexões entre marcas e consumidores.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail