Siga nas redes sociais

Search

Setor náutico e naval criam estratégia para qualificar profissionais em SC

Azimut iates
Foto: divulgação

A Azimut Yachts, maior estaleiro de luxo do mundo, que tem em Itajaí o único parque fabril fora da Itália e emprega mais de 500 colaboradores, projeta investir em capacitação e desenvolvimento profissional da equipe e da comunidade.

Com mais de 100 mil empregos gerados, segundo a Associação Brasileira de Barcos e Seus Implementos (Acobar), a indústria náutica e naval brasileira segue em expansão e registra mais de dois dígitos de acréscimo no faturamento nos últimos anos.

Para manter o ritmo de crescimento e competitividade, inclusive, internacionalmente, estaleiros de Navegantes e Itajaí, considerado o principal polo náutico do país, criaram um comitê em prol da qualificação da mão de obra.

A gerente de Recursos Humanos da empresa, Danubia Emmel dos Santos, comenta que o estado responde por 70% da construção de barcos de lazer no país, e como o setor está cada vez mais aquecido é preciso investir em qualificação da mão de obra.

“Há uma alta demanda de profissionais e isso gerou escassez no mercado. Para que os estaleiros continuem a crescer é preciso dar atenção para esse processo de formação, inclusive, com apoio do poder público e instituições voltadas à formação técnica, como o Senai”.

O movimento, que é liderado pelo Sindicato das Indústrias da Construção Naval de Itajaí e Navegantes (Sinconavin), já realizou as primeiras ações com objetivo de unir diversos setores para solucionar a questão.

O presidente do sindicato, Paulo Santana Neto, explica que a ideia é fomentar o assunto e criar um projeto contínuo para atender as necessidades do setor.

“Já entramos em contato com o Senai e com as secretarias de Desenvolvimento Econômico de Navegantes e Itajaí para mobilizar o setor público em prol dessa questão”.

A última reunião do comitê foi feita na última terça-feira, dia 8 de agosto, e reuniu representantes de recursos humanos das empresas, além de especialistas técnicos.

Na ocasião, foi criada uma série de agendas que visam a construção do projeto de capacitação definindo trilhas de formação, juntamente com a equipe do Senai.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail