As vendas nos supermecados de Santa Catarina cresceram 4,98% em julho se comparado com o mesmo mês do ano passado.
Já o resultado de julho na comparação com o mês anterior registrou alta de 3,17%, enquanto que no acumulado do ano, de janeiro a julho, o avanço é de 7,06%.
Os dados foram apurados na pesquisa mensal realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Participaram desta amostragem empresas de todos os portes e regiões catarinenses e os dados já resultam de deflacionamento pelo IPCA.
Para o presidente da entidade, Alexandre Simioni, o desempenho positivo de Santa Catarina reflete o momento favorável da economia catarinense:
“Além das oportunidades para quem já mora aqui, temos um ganho crescente de famílias que estão se mudando para SC para ocupar as vagas de trabalho que estão sendo abertas, o que reflete quase que imediatamente no consumo. Esse motor da economia catarinense é que impulsiona o crescimento do setor“.
O dirigente também menciona a redução de preços em algumas categorias mais importantes de alimentação:
“O Brasil colhe a maior safra de grãos de sua história, isso reflete no preço das commodities e para todos os produtos da cadeia produtiva que dependem de grãos. As carnes de modo geral deram uma recuada. Acreditamos que nem mesmo o reajuste do diesel terá impacto, a indústria sabe que no atual momento não existe força para subir preço e ela vai absorver essa diferença“.