Siga nas redes sociais

Search

Os meios essenciais para o aumento da produtividade na indústria 4.0

Vinicius Campanelli Texneo
Foto: divulgação

Por Vinicius Back Campanelli, head de inovação da Texneo.

Quando o assunto é indústria 4.0, antes de falar especificamente sobre uma tecnologia ou automação, precisamos entender que se trata de uma transformação constante.

Isso porque, da mesma forma que percebemos o avanço exponencial da tecnologia em nosso cotidiano, a indústria também desenvolve novas possibilidades a todo o momento.

Portanto, é necessário estarmos preparados, tanto de um ponto de vista de infraestrutura física e tecnológica, quanto em um aspecto cultural, para receber o novo e gerar valor para o cliente com o uso destas novas soluções.

De um ponto de vista de infraestrutura física e tecnológica, as soluções desta nova revolução industrial ancoram-se em dados.

Dessa forma, a sensorização das máquinas e conectividade para disponibilização dos dados, são a base. Isso pode ser visto inclusive pelo índice de maturidade de indústria 4.0 da ACATECH, entidade alemã que criou o termo Indústria 4.0, cujas são as 2 primeiras fases (de um total de 6), abordam isso como base para soluções mais complexas e rápidas possam se desenvolver.

Com esta base construída, grandes oportunidades se abrem. A introdução de tecnologias avançadas como IoT (Internet das Coisas) e inteligência artificial, encontram um espaço útil para conseguir gerar valor, permitindo monitorar em tempo real o status de equipamentos, a produção e as condições do ambiente, análise de dados em tempo real que auxilia na tomada de decisões mais rápidas e informadas, podendo encurtar os leads times de produção.

A automação e a tecnologia também possibilitam a implementação de processos mais sustentáveis, contribuindo para a redução do impacto ambiental ao otimizar o uso de energia e recursos.

Desta maneira, para conseguir entender o que de fato deve ser priorizado, é o que pode gerar valor para o cliente. E nesse cenário entendemos que todas as novas possibilidades tecnológicas, são meios para que o objetivo de atender o cliente com o máximo de qualidade possível.

Portanto, a indústria 4.0 nos impulsiona para a renovação e inovação, e é importante estarmos preparados, tanto de um ponto de vista cultural, quanto de infraestrutura, para aproveitar a melhor que a revolução tecnológica pode oferecer.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail