Siga nas redes sociais

Search

Realização de propósito

Compartilhe

Foto: Daniel Zimmermann.

Toda organização no planeta sabe o que ela faz, o quê entrega de valor para o mercado. Algumas sabem como fazer o que fazem. As coisas que acreditam que as tornam diferentes, especiais, e as destacam em relação à concorrência.

Mas muito poucas empresas, e muito poucas pessoas podem definir e afirmar claramente porque elas fazem o que fazem. 

O propósito, causa ou crença que impulsiona tudo que é feito.

E isso é realmente essencial.

Todas as grandes organizações do mundo, todas elas têm uma noção clara do porque essa empresa faz o que faz. 

Na minha experiência profissional como consultor de Marketing e Estrategista de Marcas, já ajudei dezenas e dezenas de Marcas e empresas a definirem e realmente praticarem o seu propósito. 

Então aqui está uma maneira simples de encontrar o porquê. Uma maneira prática de começar a entender o que faz você ser o melhor possível. 

Se você, de forma simples, olhar para o passado, para a sua carreira, e destacar os momentos em que você estava atuando naturalmente no seu melhor desempenho, em que tudo acontecia perfeitamente. Esses são momentos fundamentais. 

Mesmo que essa atividade não fosse um sucesso comercial, você amava fazer o que estava fazendo, e essa é a parte mais importante, você amava fazer parte dessa iniciativa. 

Fazendo esse exercício, você vai perceber que existe um padrão. Você vai perceber que a coisa, o sentimento, o desejo que estava te impulsionando naqueles momentos era exatamente o mesmo. Isso acontece, porque é este o seu Porquê. É este o seu propósito. 

Nesses casos específicos, você vai perceber que esse alinhamento de propósito pode ter sido até acidental. Mas quando você sabe, quando você compreende profundamente essa causa, e entende que esse é o seu porquê, você pode usar isso a seu favor, de forma planejada, estruturada, alinhada. 

É esse processo de descoberta do propósito e alinhamento das suas ações, no presente e no futuro, são o ponto de partida para a virada da sua jornada profissional, para a virada dos negócios, e para fazer a diferença para as pessoas e para o mundo. 

Mas, repetindo. Esse é apenas o ponto de partida. Não adianta apenas descobrir e definir o seu propósito. Não basta escrever uma afirmação de propósito, pessoal, pessoal ou da empresa, com palavras bonitas. 

É fundamental alinhar as suas ações de forma planejada, disseminar o propósito para as pessoas ao seu redor, dentro e fora da organização e, efetivamente, realizá-lo na prática de cada dia, ao longo do tempo. 

As pessoas que tem propósito vão mais longe na vida profissional, e na vida pessoal também. Pessoas movidas por propósito contagiam, engajam, conectam e atraem outras pessoas com propósitos semelhantes. E isso é muito poderoso. 

E, no mundo das marcas, está comprovado que as empresas que têm propósitos bem definidos, alinhados, disseminados e realizados, têm muito mais sucesso no mercado. São elas que conseguem se conectar de forma mais efetiva com as pessoas.

Porque o propósito precisa permear a estratégia, as atitudes, a cultura organizacional e gerar produtos, serviços e soluções que realmente fazem a diferença, geram impacto positivo e ajudam o mundo a ser um lugar melhor para as pessoas. 

Muito além do discurso e de palavras bonitas, são práticas e ações que movem o mundo.

E você, quer transformar a realidade a partir do propósito?

Compartilhe

Estrategista de marcas, especialista em inovação de marketing e fundador da Nexia Branding.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail