Siga nas redes sociais

Search

O home office veio para ficar

Foto: divulgação.

O home office tem se tornado cada vez mais popular, especialmente após a pandemia de COVID-19, que obrigou muitas empresas a adotarem o trabalho remoto como forma de prevenção e continuidade dos negócios. Após o período mais crítico, o modelo se consolidou como uma opção viável e eficaz. Segundo estudo da Goldman Sachs, uma das maiores instituições financeiras do mundo, cerca de 22% da força de trabalho americana trabalhará remotamente até 2025. No Brasil, cerca de 16% das empresas estão totalmente remotas, funcionando sem escritório físico.

A importância de oferecer opções de trabalho em home office está relacionada a diversos benefícios para a cultura corporativa e a satisfação dos colaboradores. Esta opção melhora a qualidade de vida dos funcionários, aumenta a retenção e impulsiona a produtividade. Além disso, pode ser uma forma de atrair novos talentos, especialmente aqueles que valorizam a flexibilidade e a autonomia no trabalho. Segundo pesquisa da Forbes Advisor, 77% dos que trabalham em home office estão satisfeitos com esse modelo. O Brasil segue a mesma tendência, segundo estudo realizado pelo Infojobs em parceria com o Grupo Top RH, 85,3% dos profissionais brasileiros trocariam de trabalho se recebessem uma proposta com mais dias em home office na semana. Para 64,4% dos que voltaram ao presencial, a qualidade de vida piorou com a nova rotina de deslocamentos.

Claramente, existem desafios a serem superados na jornada de implementação. Muitos gestores sentem uma certa dificuldade quanto à comunicação e colaboração entre as equipes, à gestão remota e à manutenção da produtividade. O que o home office precisa é de uma mudança de paradigma, pois não é simplesmente colocar o time online e ver a “mágica acontecer”, é importante investir em ferramentas de colaboração online, ter papéis bem definidos, responsabilidades e metas claras para promover a comunicação efetiva entre os membros da equipe, além é claro de oferecer treinamentos para a adaptação ao novo modelo.

Incluo na lista de oportunidades para as companhias, a possibilidade de contratar talentos de qualquer lugar do mundo, a redução de custos com infraestrutura e aumento na produtividade da equipe. Entre os pontos de atenção, estão as questões relacionadas à segurança de dados e privacidade, pois é importante ter uma política de segurança da informação própria bem definida para garantir que os funcionários tenham um ambiente de trabalho seguro e protegido.

Durante minha carreira no varejo e em tecnologia, passando por diversas empresas, posso afirmar que existem colaboradores que trabalham bem remotamente e outros que simplesmente não conseguem performar. Estar remoto exige organização e disciplina, tanto dos colaboradores quanto dos gestores, para que ninguém se sinta perdido ou com aquela sensação de falta de controle. É preciso maturidade dos times, colaboradores e gestores.

Em uma ocasião, acompanhei uma equipe no desenvolvimento de um produto que estava há um bom tempo parado, sem ter o devido andamento dado pelos responsáveis. A primeira ação organizada foi retomar o planejamento, no qual foi feita uma força-tarefa e todos os envolvidos tiveram que ir para o escritório. Desta forma, estruturamos o planejamento da entrega, dividimos os papéis e responsabilidades e fechamos o escopo para uma entrega em 30 dias. Partimos então para a ação e, medindo a produtividade da equipe, percebemos que a execução presencial foi 50% mais lenta do que a remota. Identificamos diversos fatores para este resultado, entre os quais se destacaram: o trânsito enfrentado no percurso, que levou a uma diminuição da concentração e da produtividade; e ansiedade pela pressão do projeto, maior naqueles que se deslocavam diariamente. O projeto foi entregue com sucesso, mas entre as lições aprendidas percebemos que o planejamento foi efetivo de forma presencial, porém a execução deixou a desejar neste formato.

O home office oferece uma série de benefícios e oportunidades para empresas e colaboradores. Apesar dos desafios, as soluções e estratégias disponíveis podem ajudar a garantir a produtividade e a colaboração da equipe, tornando o trabalho remoto uma opção viável e atraente para o futuro do trabalho.

Compartilhe

Gerente-geral do Farmácias APP, plataforma que facilita a compra de medicamentos, produtos de saúde e beleza.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail