Search

Integrated Business Planning: como esse método de planejamento pode ajudar as empresas?

Foto: StartupStockPhotos/Pixabay

Atualmente o mercado é complexo e volátil, e os clientes exigem produtos cada vez mais personalizados e entregues instantaneamente. Essa nova realidade exige que você garanta operações de cadeia de suprimentos de classe mundial, ágeis, flexíveis e escaláveis.

Planejar com diferentes elementos do planejamento afim de conduzir a sua empresa de forma mais eficiente, isso é possível através do método de planejamento IBP (Integrated Business Planning).

Trata-se de uma evolução do planejamento de vendas e operações (SOP), termo que se refere a processos que equilibram a demanda com recursos de manufatura.

Atualmente a cadeia de suprimentos, deve se adaptar a fim de estar pronta para uma nova realidade do negócio que possui algumas características como:

– Aumento da volatilidade de suprimentos com as variações da expectativa do cliente

– Crescimento cada vez mais dependente do atendimento a uma base global de clientes

– Aumento significativo da complexidade da cadeia de suprimentos com a globalização

IBP abrange toda a cadeia de valor de um negócio de ponta a ponta. Ele vincula objetivos estratégicos relacionados à lucratividade com decisões de planejamento operacional de curto e médio prazo.

Alguns dos objetivos que podem ser atingidos com a adoção de um IBP:

– Tomada de decisão aprimorada

– Melhora no alinhamento dos objetivos empresariais

– Maior agilidade e capacidade de resposta

– Melhora na alocação de recursos

A adoção de um IBP passa por algumas etapas a fim de colocá-lo em prática:

– Planejamento da demanda: levantamento da demanda global e local de sua empresa

– Colaboração: seus planos e suas previsões podem ser compartilhados com todas as partes interessadas, podendo ser melhorados com a colaboração dos seus clientes e os seus fornecedores.

–  Integração: reunião de todos os executivos e as partes interessadas do Projeto, a fim de garantir a aprovação do Projeto, com a inclusão dos planos financeiros.

– Implementação: início da execução em ambiente de produção, lembrando sempre que o  IBP  deve ser flexível, adaptável as possíveis mudanças do negócio.

A adoção do IBP pode lhe fornecer recursos de planejamento de ponta a ponta para empresas de manufatura, permitindo que elas atinjam suas metas de desempenho de longo, médio e curto prazo.

Assim como apoiar e acelerar a digitalização da cadeia de suprimentos com o uso de soluções de Big Data, Análises de Negócios, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (I.A.), entre outros, a fim de transformar os planos em execução.

Possibilidades de prever a demanda do mercado, identificar mudanças antes que elas aconteçam, otimizar a lucratividade dos produtos ou reduzir custos: ao integrar o planejamento estratégico, tático, operacional e o financeiro a sua empresa pode liberar todo o potencial do IBP, impulsionando os processos da sua cadeia de suprimentos, a fim de atingir os objetivos de negócio.

Compartilhe

CEO da GMO Sistemas

Leia também