Siga nas redes sociais

Search

Startup de felicidade no trabalho cresce 300%

Foto: divulgação.

A Floway, startup de Florianópolis que oferece certificação e mapeamento em segurança psicológica e de felicidade no trabalho, além de treinamentos de cultura e liderança para empresas, surgiu como uma iniciativa empreendedora da psicóloga Iara Sobrinho, em 2020.

Naquele ano, ela se sentiu esgotada com o trabalho, por isso desenvolveu para o seu MBA uma empresa de educação corporativa com solução para climas organizacionais. A ideia deu certo e, de lá para cá, a empresa saiu do papel e cresceu 300% em faturamento até setembro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Atualmente, conta com 20 clientes e a expectativa é chegar a 60 em 2024.

Em 2020, ela se especializava em inovação e gestão de pessoas 3.0 na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (PUC), no Rio Grande do Sul, e atuava como colaboradora em uma empresa com grandes desafios no cuidado à saúde mental da equipe, quando decidiu criar o projeto que daria origem à Floway.

Andava cansada, com indicativos de que se continuasse naquele caminho cairia em um burnout. Foi quando decidi refletir sobre a prática, com orientação e apoio, criei um projeto de educação corporativa que resolvesse problemas de segurança psicológica e bem-estar na rotina das empresas”, conta.

Apresentado como trabalho de conclusão do MBA, a ideia foi bem avaliada e recebeu orientações para ser realizada.

Com vasta experiência em cultura organizacional, segurança psicológica e felicidade no trabalho, Iara dedicou-se a aprender sobre empreendedorismo para fundar a empresa e tornar o negócio sustentável.

Saiu do emprego antigo, cercou-se de pessoas com experiência em diferentes áreas, como marketing, comercial, tecnologia da informação e educação corporativa. Em cada uma das etapas, novos desafios eram solucionados a partir do contato com diferentes especialistas. 

A empreendedora esteve em vários cursos relacionados ao mercado e recebeu mentorias e aceleração em programas como o Sebrae Delas, Sebraetec, Sebrae Agente Local de Inovação, 49 educação, BRDE Labs e Mulheres + Tech 2022.

Neste último, recebeu um aporte da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, para desenvolver a plataforma de coleta de dados para os mapas organizacionais e as certificações em segurança psicológica ou de felicidade no trabalho.

Metodologia que mapeia felicidade e segurança psicológica

Para criar os mapas organizacionais, foi utilizado o conceito de Felicidade Interna Bruta (FIB), existente desde os anos 70 para medir a felicidade nos países. Como também, o conceito de Segurança Psicológica do Timothy Clark, evidenciado como o principal fator para obter times inovadores e com alta performance, conforme o projeto Aristóteles da Google, em 2014. 

Dados não mentem, mas também não sentem. E muitas vezes seu uso pode ser reducionista se não for bem aplicado. Existem milhares de pesquisas gratuitas na internet, mas poucas têm validação científica sobre a sua eficácia”, explica.

Na Floway, a coleta de dados é anonimizada, para que colaboradores se sintam seguros em responder e as certificações das empresas felizes e/ou seguras psicologicamente para trabalhar conta com auditoria para evitar fraudes. 

A elaboração das pesquisas que modelam nossos mapas organizacionais são baseados em metodologias internacionais de organizações sérias, como ONU e OMS. Alguns empresários procuram o mapa para se certificar de que suas ações de cultura trazem os resultados esperados, para manter o time engajado e mostrar se as pessoas estão felizes em fazer parte da empresa. Outros priorizam a inovação e abertura ao aprendizado, mapeando os índices de segurança psicológica de sua cultura”, conclui. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail