São Francisco do Sul é o porto que mais movimentou carga em Santa Catarina este ano, com 12,4 milhões de toneladas, ultrapassando os terminais portuários privados Portonave (11,5 milhões) e Itapoá (8,3 milhões). Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Além disso, lidera no crescimento do volume de cargas entre os portos catarinenses: aumento de 26% com relação ao mesmo período do ano passado, quando movimentou 9,8 milhões de toneladas. Na sequência, seguem Portonave (+21,6%) e Itapoá (+13,3%).
O recorde histórico foi impulsionado pela supersafra de soja e milho, já que a exportação destes grãos para a China chegou a 7,5 milhões de toneladas.
“Os investimentos realizados ao longo do ano foram essenciais para o escoamento das cargas, como a abertura de novo acesso para os caminhões e a revitalização dos locais de embarque e desembarque de mercadorias”, explica o presidente do porto, Cleverton Vieira.
Ele acrescenta que, nos três primeiros trimestres, as cargas representaram 27% do total movimentado pelos cinco portos do estado.
“Contamos com uma infraestrutura eficaz e moderna, que nos permite movimentar grandes volumes de cargas de forma segura e ágil”, afirma.