Siga nas redes sociais

Search

Entrevista: repórteres odeiam convidados assim

Foto: aerogondo/AdobeStock

Quando eu for responder, olho para você ou para a câmera? ” Esta foi uma das perguntas que mais ouvi durante minha trajetória de mais de 20 anos atuando em TV.

E olha que quando comecei a fazer reportagens e apresentar telejornais (década de 1990) não era comum a quantidade de reuniões online como atualmente, o que exige de todos nós uma presença ainda maior diante das câmeras, não apenas as de emissora de televisão.

Uma comunicação eficiente, segundo os especialistas, passa pela seguinte formação: componente verbal, voz e expressão corporal, sendo esta última a mais importante pois representa 55% de todo o conjunto da mensagem.

Imagina você estar em uma reunião de trabalho, de forma remota, e quem deveria interagir não olha para a câmera nem para perguntar ou responder sobre o que ambos estão tratando naquele momento. É sinal de que não haverá uma comunicação assertiva.

Por isso preparei dicas para você que vai falar com alguém, pela câmera, seja para um repórter presencial ou em uma videoconferência.

1 – Olhe para a lente

Enquanto o repórter faz a pergunta, você olha para o profissional e na hora de responder, vire-se para a câmera. É lá que o seu telespectador está te vendo, ouvindo e observando. No caso do online, sempre olhe para a lente. Claro, não há nada de errado em desviar o olhar para conferir um documento, beber uma água… O que não pode é ignorar o equipamento o tempo todo.

2 – Gestos curtos

Na TV, um gesto desproporcional ganha ainda mais amplitude, além de mostrar ao público que o entrevistado não está com domínio da fala e do corpo no momento da entrevista. Crie um quadrado imaginário a sua frente e tente não sair dele, com gestos que caibam naquele modelo de visão para não comprometer a linguagem corporal. No online a regra segue a mesma. Faça de contas que você está falando dentro de um quadrado de uma TV.

3 – Direto ao ponto

Na TV, menos é mais. Repórteres e editores odeiam entrevistados que falam muito e não sabem a hora de parar ou fazer uma pausa. Quem fala muito não quer dizer que fala bem, pelo contrário. Quem exagera nas frases dificulta o trabalho jornalístico e ainda corre o risco de cansar e confundir o público que o assiste.No caso do online é preciso saber, antes de iniciar, as regras do jogo: quanto tempo tenho para falar? Serei o primeiro? Posso falar mais que uma vez? Repito uma frase que aprendi: ‘cachorro que tem dois donos passa fome’. Aquele encontro online (seja pessoal ou profissional) precisa ter dono, alguém tem que comandar o momento para que não se perca tempo, energia e principalmente a pauta.

Na dúvida pergunte ao repórter quanto tempo tem para cada fala e, principalmente, onde será veiculada a entrevista. Conheça seu público, gere conexão e fale o que precisa ser dito. As oportunidades que a Oratória nos oferece são inúmeras. Basta parar, observar e querer.

Compartilhe

Especialista em comunicação, mentor, professor de oratória, assessor de imprensa e palestrante.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail