Siga nas redes sociais

Search

Sapienza se conecta ao Moinho para fazer de Juiz de Fora um polo de inovação na Zona da Mata

Compartilhe

Foto: divulgação.

Para fazer de Juiz de Fora, principal centro urbano e comercial da Zona da Mata Mineira, um polo de inovação, a Sapienza se soma ao desafio de propor soluções em um movimento liderado pelo Hub de Inovação Moinho, uma das referências para o ecossistema na região.

Instalada no município desde o final do ano passado, a Sapienza Zona da Mata tem no Moinho o principal parceiro na promoção de ações para valorizar o território, representado pela mesorregião de 142 municípios.

Atualmente, Juiz de Fora concentra parte significativa do PIB da Zona da Mata e, como avalia Rodrigo Sales, um dos embaixadores da Sapienza na região, mostra diferentes vocações que precisam ser organizadas e sistematizadas.

Para mapear as necessidades da região, o Moinho lidera o movimento de conectar os atores do ecossistema em discussões que procuram respostas para consolidar um polo de inovação a partir do município. 

Arthur Avelar, gestor do Hub de Inovação, considera essencial a contribuição dos atores para encontrar caminhos mais duradouros para a valorização do território:

A gente sente falta de um fórum de discussão sobre inovação na cidade, onde possamos compartilhar o que é feito aqui e também conectar as organizações do ecossistema. Sabemos do potencial de Juiz de Fora e da Zona da Mata e vemos que muita coisa boa acontece, mas, em muitos momentos, não tem o reconhecimento que merece”.

O encontro mais recente, realizado antes do Carnaval, pautou quatro desafios que necessitam de soluções: mobilização e governança dos processos inovadores, retenção e desenvolvimento de talentos, interface entre a academia e o setor produtivo, e a conexão entre os diferentes atores do ecossistema.

Rodrigo Sales, embaixador da empresa na região, avalia que a Sapienza tem programas e projetos capazes de transformar esses desafios em oportunidades:

Quando se fala em fortalecer a educação empreendedora, na questão da inovação corporativa, na inovação aberta e em muitos outros aspectos relacionados aos desafios levantados pelos atores do ecossistema liderado pelo Moinho, a Sapienza se mostra parceira em soluções para a maioria deles”.

A análise é corroborada pela gestão do Hub de Inovação na Zona da Mata mineira. A Sapienza é reconhecida na região pelo ganho que suas tecnologias, sua metodologia e o know how desenvolvido no ecossistema pioneiro de Florianópolis oferecem.

Para Arthur, a capital de Santa Catarina representa um marco na inovação por ter organizado eficientemente os atores e definido uma ponte bem estruturada para criar um sistema de empreendedorismo inovador com sucesso.

A franquia se conecta ao Hub de Inovação Moinho, não só como fornecedora de soluções, mas também como parceira para superar os desafios que ainda limitam o desenvolvimento regional no que diz respeito ao empreendedorismo e à inovação.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail