Siga nas redes sociais

Search

Sapienza desenvolve plataforma de inovação aberta em parceria com a FURG

Compartilhe

Eloisa Johann, head da Sapienza: objetivo é fortalecer o trabalho já desenvolvido na região. Foto: divulgação.

Premiada e reconhecida nacionalmente pelas suas metodologias para promover a inovação e o empreendedorismo, a Sapienza agora também fornece suporte tecnológico customizado para atender a demandas do ecossistema, por meio da Sapienza Tech. Uma parceria e entrega recente ocorreu no Rio Grande do Sul

A plataforma de inovação aberta para o ecossistema da cidade de Rio Grande e região, fomentada pelo programa Alavanca Digital do Sebrae/RS e coordenado pelo Parque Científico e Tecnológico (Oceantec), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) teve como objetivo desenvolver uma solução tecnológica que contribua para aproximação dos diferentes atores e a conexão de setores em busca de soluções para o desenvolvimento da região.

As bases de funcionamento da plataforma de inovação aberta incluem ambientes de criação de universidades corporativas pelas 10 microempresas participantes nesta fase inicial do projeto para potencializar a troca de conhecimentos e treinamento de colaboradores.

A comunidade conectada pode ajudar as empresas a superarem seus desafios, com o compartilhamento de ideias e soluções em um ambiente aberto a colaborações de pessoas do ecossistema. A plataforma possibilita ainda a conexão com o mercado, identificando oportunidades de trabalho e colaboração.

Eloisa Johann, head de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Sapienza, argumenta que a plataforma tem como objetivo fortalecer o trabalho desenvolvido na região, liderado pelo Oceantec FURG, com apoio de sua Incubadora de Empresas de Base Tecnológica- Innovatio, e elaborado como uma das diretrizes do Grande Pacto pela Inovação.

Já o coordenador de Empreendedorismo e Incubação de Empresas na Pró-reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação da FURG, Alessio Almada da Costa considera este um passo importante para elevar o potencial de inovação na região.

É mais um canal para fomentar a inovação nas micro e pequenas empresas, não só daqui de Rio Grande, em diferentes nichos e áreas de atuação. Estamos investindo em uma mudança de cultura, em um processo de cocriação para conectar o ecossistema”, avalia Alessio.

A plataforma potencializa a capacidade das organizações em fomentarem a cultura de inovação interna e de inovação aberta, possibilitando maior ganho de performance das empresas, o aumento da vantagem competitiva e a qualificação dos ambientes de negócio da região.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail