Siga nas redes sociais

Search

PIB de SC cresce 3,7% em 2023

Foto: Ricardo Trida/Secom

A economia de Santa Catarina cresceu 3,7% em 2023, uma alta que mais uma vez superou o crescimento do país, de 2,9%.

Com isso, o PIB catarinense atingiu R$ 505,3 bilhões. O dado está no Boletim de Indicadores Econômico-Fiscais de Santa Catarina, que será lançado nesta segunda-feira, dia 11.

Mais uma vez os indicadores trazem bons resultados, já que houve uma aceleração do crescimento quando comparado com o ano de 2022.

De modo geral, os grandes motores foram o setor de serviços, que cresceu 4,7%, com destaque para transportes, comércio, alojamento e alimentação e dos demais serviços prestados a famílias.

A agropecuária também representou outra vertente de crescimento com alta de 12,7%, nesse caso influenciada principalmente pela agricultura que cresceu 20%.

O volume de atividades turísticas no estado teve também um crescimento de 6,7% no ano passado. A indústria de transformação fechou o ano no negativo pelo segunda vez consecutiva, quando retraiu 1,4%, influenciada pelas elevadas taxas de juros praticadas no Brasil e no mundo, que retraíram a demanda interna e o comércio mundial, entre outros fatores.

Menor taxa de desocupação

Santa Catarina voltou a ter a menor taxa de desocupação do país no último trimestre do ano passado, de 3,2%, em comparação com a média nacional de 7,4%.

O estado também o maior percentual de trabalhadores do setor privado com carteira assinada, o menor percentual de trabalhadores na informalidade do país, a menor taxa de subutilização da força de trabalho e também o menor percentual de desalentados.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail