Siga nas redes sociais

Search

Logística 4.0: como IA e automação moldam o futuro das corporações

tecadi
Foto: divulgação

Por Luiz Carlos Poleza Junior, gerente de TI do TECADI.

Estamos imersos numa era em que a integração da tecnologia está promovendo uma transformação profunda no mercado. E, na logística, esse cenário acontece com ainda mais intensidade.

Atualmente, o setor dispõe de uma ampla gama de ferramentas destinadas a aprimorar os procedimentos da cadeia de suprimentos, além de otimizar os processos de transporte, armazenamento e manuseio de mercadorias, oferecendo ao segmento maior inteligência, coesão, eficiência e automação.

Tal contexto é hoje reconhecido no mercado como Logística 4.0 e surgiu com a premissa principal de acelerar substancialmente as operações logísticas por meio da redução de custos e erros operacionais. Graças a implementação de recursos como a Internet das Coisas (IoT), big data e inteligência artificial, o conceito se apropria do que há de mais novo para construir um fluxo automatizado e interconectado.

Realidade moderna e eficiente

Um exemplo simples de como essas tecnologias já vêm impactando o segmento é a possibilidade real para a adoção da análise preditiva diante de possíveis falhas, além da otimização da dinâmica de rotas e da automação inteligente dos processos por meio da inteligência artificial.

Já através da tecnologia big data, outra prática que tem ganhado espaço no mercado, é possível antecipar padrões de consumo e demandas, visando a melhora na tomada de decisões estratégicas das companhias.

Outra iniciativa que vem se notabilizando é a implementação de sensores e dispositivos com intuito de monitorar em tempo real ativos e condições de qualidade, fator que proporciona uma visibilidade total ao longo da cadeia de suprimentos.

Ao adotar essas e outras práticas, as empresas conseguem construir cadeias de suprimentos mais adaptáveis, transparentes e inteligentes, de maneira alinhada com os desafios dinâmicos que encontram no ambiente de negócios.

Fora isso, tais estratégias não apenas ajudam as companhias a elevar a eficiência operacional, como também trazem uma experiência mais positiva para os clientes, o que ajuda a fortalecer a confiança e transparência entre as partes.

E quais são os desafios?

Apesar da clara relevância do conceito, vale destacar que a implementação da Logística 4.0 não está isenta de dificuldades.

Aliás, a introdução de uma companhia neste universo está envolta de enormes desafios a serem superados. Um dos grandes obstáculos é o investimento inicial elevado para a aquisição ou atualização dos maquinários necessários.

Indo pela mesma linha, a complexidade tecnológica e a segurança cibernética também aparecem como impasses porque a integração das tecnologias com os sistemas já existentes, muitas vezes, exigem uma mudança cultural e organizacional.

E isso pode causar uma resistência interna inicial, uma vez que a capacidade da equipe para operar e tirar proveito das novas soluções precisa ser muito bem treinada e comunicada.

Até por conta desses possíveis entraves, é aconselhável que as corporações que desejam implementar a Logística 4.0 iniciem o processo de transição com projetos pilotos para avaliar a eficácia antes da real implementação na operação. Com isso, é possível minimizar os riscos financeiros e eventuais objeções dos colaboradores.

Outro passo importante é criar parcerias com especialistas para treinar a equipe e estabelecer um clima de cooperação, fator que tende a facilitar o entendimento do time.

Apesar dos desafios inerentes, às vantagens proporcionadas pelo conceito, de fato, são incontestáveis. Ao abraçar a transformação digital e adotar práticas inovadoras, as empresas não apenas elevam a eficiência e a agilidade operacional, como também redefinem toda a experiência gerada ao consumidor.

Vale ressaltar ainda que se tratando de tecnologia, o tempo de mudança é sempre o agora, até porque, não é difícil de imaginar que uma Logística 5.0 não esteja a caminho num breve futuro.

Portanto, a sua implementação não é apenas uma mera opção, mas uma necessidade para as corporações que têm a intenção de continuar prosperando nos próximos anos.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail