Siga nas redes sociais

Search

SXSW 2024 e a explosão de tendências

Compartilhe

Foto: Daniel Zimmermann/divulgação.

Na semana passada aconteceu o SXSW 2024, um dos principais eventos de tendências e inovação do planeta. Milhares de profissionais convergiram em Austin, no Texas, para conhecer as últimas novidades, tecnologias e narrativas que vão dominar o mercado nos próximos meses.

Esse tipo de evento é muito emocionante, e a infinidade de estímulos pode desnortear quem acompanha tanta coisa que acontece. Para ter uma ideia, a futurista Amy Webb fez uma das palestras mais disputadas, e apresentou seu novo relatório de tendências. Um documento com quase mil páginas, 695 tendências e 65 cenários. Muita informação. Muitas possibilidades, que gera o sentimento de FOMO (Fear Of Missing Out), o medo de perder o que está acontecendo.

Um grande desafio é conseguir navegar tantas tendências para realmente tomar decisões estratégicas que fazem sentido para o seu negócio. É preciso muito critério para, a partir desse universo de possibilidades, entender o que realmente tem a ver com a estratégia da sua empresa no curto, médio e longo prazo. E aplicar as tendências para gerar resultados. 

Senão as tendências tecnológicas podem ser apenas objetos brilhantes, bons para gerar notícias, posts nas redes sociais e conversas de bar, mas que não trazem valor real para as pessoas. 

Os brasileiros foram a maior delegação no SXSW 2024. Tomara que os aprendizados do evento realmente se transformem em inovação de verdade no mercado. Porque hoje somos apenas consumidores das tendências geradas pelos outros. Mas o Brasil tem um potencial para gerar tendências em escala global, inclusive tendências tecnológicas. 

Mas, para isso, é preciso realizar o seu potencial, com trabalho de base, pesquisa, inovação de verdade com registro de patentes, e desenvolvimento de novas áreas de conhecimento e da indústria no país. É preciso menos oba oba e mais ação efetiva. 

Até lá, será que ainda continuaremos tendo que viajar através do oceano para poder ter acesso ao que há de mais inovador no mundo? 

Compartilhe

Estrategista de marcas, especialista em inovação de marketing e fundador da Nexia Branding.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail