Siga nas redes sociais

Search

Branding: modelo de gestão fundamental para as marcas do futuro

Compartilhe

Foto: Daniel Zimmermann.

Não é novidade para ninguém que o mercado está cada vez mais acelerado. Tecnologias, concorrentes, tempo de atenção das pessoas, tudo está cada vez mais rápido e mais complexo. 

Além disso, estamos no meio de uma grande onda de convergência tecnológica, com Inteligência Artificial, engenharia genética, nanotecnologia e robótica, tudo envolvido em um ecossistema de dispositivos e pessoas conectadas que aumenta ainda mais a aceleração. Tudo ao mesmo tempo agora virou o padrão. 

Do ponto de vista das marcas e do seu sucesso no mercado, é fundamental compreender esse contexto de evolução e transformação… E um modelo de gestão fundamental para as marcas do futuro é o Branding.

Nos 20 anos em que eu atuo como Consultor de Branding (Sim, comecei em 2004…), eu vi a evolução na percepção do mercado em relação ao Branding. Desde o desconhecimento e a curiosidade sobre os conceitos, passando pela percepção equivocada de que seria apenas identidade visual, até o momento atual, em que as marcas começaram a despertar para o verdadeiro poder da Gestão Estratégica de Marcas.

E, para que as Marcas sejam geridas de forma estratégica, identidade e posicionamento são fundamentais.

Construção de Identidade vai muito além, é muito mais fundo do que a identidade visual de uma marca. Tem a ver com criação de significados e de fazer sentido de verdade para as pessoas. Identidade vai muito além do design de um logo bonito. Tem a ver com emoções, sensações, memórias e experiências que permanecem com as pessoas e fortalecem relacionamentos. 

E Posicionamento de Marca é muito mais do que um slogan de efeito, ou uma campanha de influência. É uma visão profunda do que a marca é e do que ela não é. Com quem ela se conecta e com quem não faz sentido se conectar. É decidir, de forma consciente, como a proposta de valor vai ser percebida pelas pessoas e como essa relação vai evoluir ao longo do tempo. Conexões emocionais profundas que criam valor de marca de verdade. 

O futuro das marcas vai ser baseado nessa construção de valor, compreendendo profundamente as necessidades das pessoas e interpretando todas as evoluções tecnológicas com foco primordial no ser humano. As pessoas precisam estar no centro de todas as decisões, e os incentivos precisam estar nos lugares certos. 

A convergência tecnológica também se traduz em uma convergência de sentidos e propósitos. As pessoas querem, esperam e exigem marcas, produtos e serviços que estejam verdadeiramente conectados com a sua essência, e alinhadas aos seus propósitos. Propósitos de vida, visões de mundo compartilhadas e ações alinhadas. E, nesse contexto, as tecnologias devem ser utilizadas de forma consciente para fazer tudo isso acontecer, como um meio para alcançar resultados humanos, e não como um fim em si mesmas. É preciso que as tecnologias gerem valor e façam sentido para as pessoas. 

Então, no meio de tanta tecnologia, o principal para as marcas do futuro é serem muito mais humanas, mais presentes, mais conectadas. É para isso que vale a pena investir em Branding de verdade, de forma estratégica, para construir as marcas líderes do futuro, a partir de hoje. Que tal começar agora?

Compartilhe

Estrategista de marcas, especialista em inovação de marketing e fundador da Nexia Branding.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail