O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mês de maio mostra que o mercado de trabalho formal em Santa Catarina continua aquecido: foram criados 4.274 empregos no período, quase 13% a mais do que o saldo do ano passado.
Nos acumulado do ano, o estado já criou 84,5 mil empregos com carteira assinada, o quarto maior patamar do Brasil, atrás apenas dos estados mais populosos de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Comparado ao mesmo período de 2023, o saldo de empregos em SC cresceu mais de 40%.
O setor de serviços liderou o levantamento mensal com a criação de 3.050 mil vagas de emprego. Em segundo lugar, aparece a indústria com quase 1.500 novas vagas com carteira assinada.
O secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, explica que o mercado de trabalho em Santa Catarina se destaca no contexto nacional:
“Neste ano, a geração de empregos em Santa Catarina está cerca de 40% acima da média nacional. Em alguns setores, o estado se destaca ainda mais: na construção de edifícios, praticamente 1 a cada 10 empregos abertos no Brasil foi em SC”.