Search

Instituto Caldeira abre inscrições para programa de inovação aberta

Foto: divulgação.

Instituto Caldeira lançou o quarto ciclo do Conecta, programa de inovação aberta promovido pelo hub.

Ele aproxima grandes empresas que fazem parte da comunidade de startups de todo o Brasil, buscando soluções para desafios reais enfrentados por essas companhias, e gerando oportunidades de negócios.

As empresas participantes desta edição são Banrisul, Fruki, Gerdau e Polo Films. Startups que desejam participar e tenham potencial de serem a solução para os desafios propostos pelas empresas podem fazer sua inscrição online até o dia 1º de novembro. O pitch day entre as startups selecionadas e as empresas participantes será realizado no dia 21 de novembro .

Confira os desafios propostos pelas empresas participantes:

Polo Films: como programar a produção da forma mais eficiente, com base na previsão de demanda existente, para extrair o melhor resultado financeiro?

A Polo Films enfrenta desafios de eficiência em sua produção, resultando em um alto lead time, perda de oportunidades de venda e concentração de faturamento no final do mês. Atualmente, a empresa opera no modelo make to order, iniciando a produção apenas após o recebimento de pedidos, o que gera um lead time médio de 19 dias e cerca de 90 setups mensais para atender demandas emergenciais, comprometendo a eficiência e elevando os custos. Embora já possua um sistema de previsão de demanda, a programação da fábrica ainda não foi ajustada com base nesses dados. O principal objetivo é integrar essa previsão ao planejamento de produção, migrando para o modelo make to stock, antecipando a produção e aumentando a competitividade no mercado por meio de maior eficiência operacional e redução de custos.

Gerdau: como podemos fazer o planejamento de custo fixo da operação Gerdau no Brasil utilizando inteligência de dados? 

A Gerdau busca uma solução para otimizar o planejamento orçamentário de suas operações no Brasil, que atualmente é moroso e suscetível a erros devido ao uso de múltiplas planilhas em Excel e processos manuais. A empresa precisa integrar e automatizar a gestão de dados, conectando diretamente com os sistemas SAP e BPC, e considerar variáveis como inflação, volume de produção e outras que possam influenciar o planejamento dos gastos. O objetivo é tornar o processo mais ágil, minimizar os erros e permitir uma alocação mais adequada dos recursos financeiros, liberando tempo para análises estratégicas e melhorando a eficiência geral. A solução deve ser escalável, intuitiva e proporcionar um planejamento baseado em dados.

Fruki: como podemos atingir todos os diferentes públicos da empresa com nossas ações de comunicação interna, aumentando o nível de engajamento dos profissionais?  

A comunicação interna da Fruki, com seus mais de 1000 profissionais espalhados por SC e RS e divididos entre as áreas Industrial, Distribuição, Vendas e Administrativa, atualmente ocorre de forma fragmentada, por meio de canais como murais físicos, e-mails e plataformas digitais. A empresa busca soluções integradas e eficientes que permitam adaptar a comunicação para diferentes formatos e contextos, de acordo com as rotinas dos diferentes perfis de profissionais. O objetivo principal é otimizar o engajamento nas ações de comunicação, aprimorar a experiência do profissional e facilitar a divulgação de informações, em diversos formatos, especialmente para a equipe operacional, promovendo uma comunicação adaptável, fluida e alinhada com a cultura da empresa. Além disso, é essencial implementar métricas de engajamento para apoiar a tomada de decisões baseadas em dados sobre a eficácia de cada canal de comunicação de acordo com o tipo de conteúdo.

Banrisul: como podemos gerir as informações internas de forma eficiente e disponibilizar seu acesso de forma assertiva e instantânea?

O Banrisul enfrenta desafios relacionados à gestão e ao acesso de informações internas, resultando em um alto volume de dúvidas que impactam na eficiência e na qualidade do atendimento. Atualmente, a forma principal de disponibilização de conteúdo é por meio da Banriwiki (Normativos), utilizando tecnologia/estrutura semelhante a plataforma Wikipédia. Além disso, a empresa possui uma Intranet corporativa; desenvolvida internamente (sistema mais utilizado), na qual também são disponibilizadas informações. Porém, ambas ferramentas não oferecem uma solução ágil e integrada de busca, dificultando o acesso rápido a informações precisas, imediatas e atualizadas. Para superar este desafio, o banco busca implementar uma solução que contribua no acesso às informações, utilizando tecnologia para fornecer respostas mais assertivas, com o objetivo de melhorar a experiência dos colaboradores e aumentar a eficiência operacional.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também