Pouco mais de uma década após chegarem ao mercado brasileiro, as argamassas poliméricas pronta para uso estão ganhando cada vez mais espaço nos canteiros de obras.
Pensada como alternativa à argamassa convencional, a tecnologia garante mais produtividade e pode reduzir em até três vezes o processo de assentamento de uma obra.
Para efeitos de comparação, com a argamassa tradicional, um pedreiro e dois ajudantes assentam cerca de 800 tijolos por dia. No entanto, utilizando a argamassa polimérica, a mesma equipe é capaz de assentar até 2.500 tijolos no mesmo período.
A FCC, empresa fabricante da Massa Dundun, estima um crescimento médio de 40% ao ano de adesão ao produto.
Hoje já são mais de 20 milhões de metros quadrados construídos com o uso da argamassa produzida em Campo Bom, no Rio Grande do Sul.
Destacam-se entre seus projetos a utilização no Condomínio Casa de Pedra, em Gramado, e no Antel Arena, em Montevidéu, entre outras obras emblemáticas e países.
No mercado desde 2010, a Dundun oferece atualmente três linhas de argamassas poliméricas: para tijolos e blocos, para cerâmica e, recentemente, para fachadas.
O último lançamento, a Dundun Fachada, é uma argamassa 100% polimérica, de altíssima flexibilidade, desenvolvida para a aplicação de pastilhas na parte externa de prédios e residências.
Este produto acelera essa etapa da obra em até três vezes, eliminando várias fases da preparação da argamassa e resultando em economia de energia elétrica, entre outros benefícios.
Além de aumentar a produtividade com sua aplicação rápida e fácil, também proporciona um melhor desempenho do sistema.
A linha Dundun para tijolos e blocos, por exemplo, permite uma redução de até 95% na quantidade de argamassa necessária em comparação com as argamassas convencionais.
Já a Dundun Cerâmica oferece um rendimento até três vezes superior ao da argamassa colante tradicional, que requer adição de água e tempo de maturação, enquanto a Dundun Cerâmica vem pronta para uso.
“Foram mais de dez anos de estudos voltados ao desenvolvimento de argamassas poliméricas para entregar um produto que agregue economia, praticidade e segurança para o setor da construção civil”, destaca o CEO da FCC, Marcelo Reichert.
Desde 1999, a empresa é certificada pela ISO 9001, evidenciando o compromisso da marca com a excelência em processos e produtos. Além disso, é a única argamassa polimérica no Brasil, certificada pela ABNT, que atende aos rigorosos requisitos da NBR 16.590, atestando a durabilidade e flexibilidade do sistema. A marca também está em conformidade com a NBR 15.575, garantindo padrões elevados de qualidade e desempenho do sistema.