Search

Apaixonados pelo futuro: 39 anos de uma jornada coletiva pela inovação em Santa Catarina

Compartilhe

Foto: divulgação.

Em 1986, quando falar em tecnologia ainda era coisa rara fora dos grandes centros do país, um grupo de empreendedores ousou imaginar um novo futuro para Santa Catarina. Liderada pelo brilhante engenheiro de telecomunicações e fundador da Dígitro, José Fernando Xavier Faraco, nasceu em Florianópolis, no ano de 1986, a Associação Catarinense de Telemática e Eletrônica. O mundo era outro e o nome usado à época, então por cerca de dez empresas, representava esse período. Movida pela crença de que a inovação poderia transformar a realidade econômica, social e cultural do estado, a entidade cresceu, se transformou e agora celebra 39 anos como Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).

A ACATE segue como uma força coletiva apaixonada pelo futuro, assim como sempre foi ao longo de suas quase quatro décadas. Celebrar os 39 anos da ACATE é olhar para trás com orgulho e para frente com entusiasmo. Seguimos impulsionando temas como inteligência artificial, sustentabilidade, diversidade, inovação aberta, transformação digital e novos modelos de negócio. Porque ser apaixonada pelo futuro não significa apenas acreditar que dias melhores virão — significa trabalhar todos os dias para construí-los, em conjunto.

Ao longo dessa trajetória, a ACATE se consolidou como protagonista de um dos ecossistemas de tecnologia mais dinâmicos do Brasil, alcançando hoje mais de 1850 empresas associadas. Para trazer alguns exemplos concretos, desde 2020 o Fundo Garantidor ACATE possibilitou que ao menos 110 empresas acessassem o montante de R$ 17,3 milhões em financiamentos com garantia, e as empresas apoiadas pela rede de incubadoras MIDITEC tiveram uma taxa de sobrevivência de 95% e faturaram mais de R$ 78 milhões entre 2021 e 2024. Não temos como falar de ACATE sem mencionar o LinkLab, nosso programa de inovação aberta que já apoiou corporações em mais de 270 desafios nos últimos quatro anos, e também de novos programas como o ACATE Invest, lançado em 2024 e que já soma mais de 40 fundos de investimentos e 20 investidores anjos conectados.

Nada disso teria sido possível sem o trabalho incansável de uma rede que cresce com propósito. Em 2024, Santa Catarina conta com mais de 27,6 mil empresas de tecnologia e inovação, espalhadas por todas as regiões do estado. Esse crescimento exponencial é reflexo direto do ecossistema que ajudamos a construir: colaborativo, diverso, com forte presença regional e, ao mesmo tempo, conectado ao mundo.

Estamos olhando para as próximas décadas com objetivos claros e audaciosos. Até 2030, esperamos contribuir para que a tecnologia represente 10% do PIB catarinense, ao mesmo tempo em que expande suas fronteiras ainda mais e consolide sua presença no mercado global. Para isso, contamos com eixos fundamentais que devem acompanhar a trajetória da ACATE em um momento de transformações globais em que decisões estratégicas ganham ainda mais peso. Com esse pensamento, estamos apresentando ao ecossistema um planejamento robusto de onde queremos chegar e como traçaremos esse caminho.

Com espírito colaborativo e visão de longo prazo, entramos no nosso 40º ano reafirmando o que nos move desde o início: a convicção de que a inovação transforma.

Compartilhe

Presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).

Leia também