Search

ACATE aproxima setor de tech de SC com ecossistema do Catar

Foto: divulgação

A série de agendas da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) no continente asiático nas últimas semanas foi concluída com uma visita ao ecossistema de inovação de Doha, no Catar, um dos mais importantes polos econômicos e tecnológicos do Oriente Médio.

As reuniões abriram portas para investimentos entre os dois mercados e contaram com um convite para uma comitiva conhecer Florianópolis durante o Startup Summit, no fim de agosto.

A ACATE foi representada pelo presidente, Diego Ramos, e pelo diretor executivo, Gabriel Sant’Ana. A agenda envolveu uma reunião com representantes do Invest Catar, órgão ligado ao governo local que estimula investimentos do exterior no país, focados na diversificação da economia e com grande olhar para a tecnologia e inovação.

“O Catar possui um projeto chamado Visão Nacional 2030, cujo objetivo é diversificar a economia para reduzir a dependência de petróleo e gás, promovendo uma economia baseada no conhecimento. Com isso, estão investindo em cidades inteligentes, sustentabilidade e Inteligência Artificial, o que traz uma visão de grandes transformações por meio da tecnologia e inovação, algo que pode inspirar muito o Brasil e Santa Catarina”, reforça o presidente da ACATE.

Além disso, a agenda contou com visitas à Education City, onde fica o Qatar Science & Technology Park (QSTP), complexo onde estão empresas como Microsoft, ExxonMobil, Shell e GE. O local é um exemplo da alta capacidade de investimento em educação e inovação existente no país que, embora pequeno, possui o oitavo maior PIB per capita do mundo. A massiva presença de universidades e institutos de pesquisa norte-americanos também reforça a capacidade do país em ser um hub de negócios para todo o Oriente Médio.

“O planejamento estratégico da ACATE para os próximos anos destaca o desejo de tornar a entidade uma ponte para o mundo, de forma que possamos nos igualar aos principais hubs de inovação internacionais. Por isso é extremamente importante realizarmos essas aproximações e intercâmbios com quem está à frente de nós”, destaca.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também