Por Paulo Bornhausen, Secretário Executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos de Santa Catarina e Membro do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos da FIESP.
A missão internacional liderada pelo governador Jorginho Mello à Ásia, com ênfase no Japão, já começa a gerar resultados concretos para Santa Catarina. Recebemos no estado a visita do Cônsul-geral adjunto do Japão em Curitiba, Rei Oiwa, que, sob a coordenação do embaixador japonês no Brasil, oficializou o compromisso firmado durante a viagem: um acordo estratégico entre o Governo de Santa Catarina e o Terminal Terlogs, para o Porto de São Francisco do Sul.
Esse entendimento estabelece investimentos conjuntos no porto, com aporte direto do Estado. Mais do que isso, já recebemos a sinalização positiva da empresa japonesa Terlogs/Marubeni e de autoridades do governo japonês sobre a ampliação dessa parceria. Há perspectivas de que investimentos privados da companhia e financiamentos internacionais se somem aos esforços públicos, pavimentando o caminho para novos projetos e colaborações a médio e longo prazo.
Estamos, de fato, reativando uma relação bilateral com o Japão que estava adormecida. A visita do governador Jorginho Mello, de alto nível e altamente estratégica, despertou o interesse japonês e consolidou a confiança no nosso estado. Organizações como a JICA, para a área de infraestrutura e Defesa Civil, a Mitsui e outras grandes corporações nos receberam e já estão planejando agendas em Santa Catarina para aprofundar vínculos econômicos e iniciar novas atividades.
Outro avanço fundamental foi pela exportação de carne bovina. A abertura do mercado japonês para a proteína catarinense foi uma das prioridades levadas pelo governador à missão no Japão. De acordo com o cônsul japonês, o processo regulatório que trata da liberação das importações do produto brasileiro ganhou tração com a visita da comitiva catarinense. As autoridades locais e o parlamento japonês passaram a dar mais atenção ao diferencial sanitário de Santa Catarina, cuja excelência é reconhecida internacionalmente.
O otimismo é grande. A missão à Ásia mostra que, sob a liderança do governador Jorginho Mello, Santa Catarina está trilhando uma política externa focada, técnica e com resultados mensuráveis. Com planejamento, diplomacia e visão de futuro, estamos abrindo novos caminhos para o desenvolvimento catarinense no cenário global.