Pesquisar

Brasil é vitrine de excelência nos concursos internacionais de cerveja

Foto: divulgação.

O Brasil ultrapassou a Europa em número de marcas de cerveja registradas. Segundo dados do Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), são 55 mil marcas no país, frente a 50 mil na União Europeia. Este dado histórico reforça o país como protagonista global. Como membro fundador e conselheiro da Federação Internacional de Concursos Cervejeiros (IBCF), com 13 países, vejo nesse avanço a confirmação de que o mercado brasileiro é referência em inovação, diversidade e qualidade.

Esse reconhecimento se apoia em eventos que elevaram o padrão da cerveja nacional ao patamar internacional. O itinerante CBC Brasil® – Concurso Brasileiro de Cervejas é pioneiro na adoção da nota comercial em rótulos — selo de qualidade já consagrado no mundo dos vinhos. O último foi realizado em Balneário Camboriú. Outro marco é o Brazilian International Beer Awards (BBA), em Alagoinhas (BA), considerado o maior concurso de cervejas internacionais da América Latina. Ambos são os únicos certames brasileiros membros da Federação e parceiros do Brussels Beer Challenge (Bélgica), European Beer Star (Alemanha) e do KIBA – Korea International Beer Award (Coreia do Sul).

São dezenas de jurados de referência mundial na bebida que premiam, reconhecem, promovem intercâmbio técnico-cultural e fortalecem a presença brasileira no mapa cervejeiro global.

Isso reforça o compromisso do Brasil com a excelência e garante que nossas cervejarias tenham visibilidade internacional dentro de um ecossistema de credibilidade e inovação. Boa parte de nossas cervejarias já são apresentados em pé de igualdade com produtos de países com séculos de tradição cervejeira.

Ultrapassar a Europa em número de marcas é a prova de que o Brasil combina criatividade, diversidade cultural e rigor técnico. Para nós, que ajudamos a fundar a Federação, este é apenas o começo de um ciclo virtuoso, que coloca o país definitivamente no centro do cenário cervejeiro mundial.

Compartilhe

Presidente do Sindicato das Empresas de Promoção e Organização de Feiras, Congressos e Eventos de Santa Catarina.

Leia também