A 14ª edição do SAIE VETRO – Salão da Indústria de Esquadrias e Vidro reuniu 11,4 mil visitantes entre os dias 10 e 12 de setembro, no CentroSul, em Florianópolis.
Organizado pelo Grupo Contramarco, o evento bienal superou as expectativas da organização e do público, tornou-se a maior edição da história e já garantiu 80% das áreas de exposição comercializadas para 2027.
De acordo com o diretor do Grupo Contramarco, Luis Tavares, a decisão de fixar a feira em Florianópolis, a partir de 2019, foi determinante para esse crescimento:
“Nas três primeiras edições na capital catarinense a feira dobrou de tamanho. Nesta quarta edição, o crescimento foi de 30%, limite que cabia no CentroSul. Criamos raízes aqui e a força do mercado do Sul contribuiu muito para essa evolução“.
Além do público recorde, a edição deste ano destacou-se pela qualidade dos estandes e pelas novidades em automação, como o sistema de breeze automático da Hydro, os lançamentos da Perfisud e da Esquadrimax e os produtos inovadores da Emteco e da Fise, incluindo uma película que alterna a transparência do vidro. O maquinário também chamou a atenção dos visitantes.
A programação técnica trouxe debates de grande repercussão, entre eles o Encontro de Esquadrias de Alumínio, que apresentou o projeto do Edifício Senna Tower, arranha-céu de 500 metros previsto para Balneário Camboriú, e o Seminário de Acústica, com cases internacionais, incluindo experiências da Islândia.
Segundo ele, a estratégia de divulgação nacional e a realização de eventos periódicos ao longo dos últimos dois anos foram decisivas para ampliar a visitação.
“Saímos de Florianópolis já projetando 2027, com a certeza de que o SAIE VETRO se consolidou de vez como referência para a indústria de esquadrias e vidro no Brasil“, afirmou.