A Supplier Relationship Management (SRM) é uma abordagem que visa construir, manter e melhorar o relacionamento das organizações com os seus fornecedores.
Em momentos como o atual, cercado por incertezas, os fornecedores das organizações podem ser fontes de risco para o negócio, como também, podem ser geradores de vantagens competitivas e inovações.
A abordagem busca segmentar a base de fornecedores em níveis estratégicos, táticos e operacionais, dependendo das características intrínsecas a esses fornecedores e às características que esses fornecedores estão envolvidos.
Também sugere a forma como a organização gerenciará o relacionamento com esses fornecedores, considerando a sua satisfação em estratégicos, táticos e operacionais (a exemplo destes critérios).
Os fornecedores são parceiros estratégicos que podem colaborar com as organizações para atingir resultados mutuamente benéficos e ajudá-las a inovar e solucionar seus problemas.
As organizações, por sua vez, podem inovar e solucionar problemas priorizando as suas relações com fornecedores, implementando soluções que simplifiquem processos, equipando seus times com ferramentas para avaliar o desempenho de fornecedores, realizar auditorias, identificar não conformidades, escolher os melhores fornecedores e fazer um bom acompanhamento de compras.
Uma boa relação com fornecedores pode beneficiar em muito o sourcing (identificação e qualificação de fornecedores). Ao longo do processo, colaboração e comunicação devem ser incentivadas: são elementos-chave para otimizar o valor da relação organização-fornecedores, bem como a qualidade geral dos fornecedores.
No que se refere à administração de fornecedores, funciona facilitando a troca de informações entre a organização contratante e a fornecedora. Assim, garante dados mais claros, organizados e confiáveis a respeito dos processos que ocorrem entre os dois negócios.
Alguns objetivos e benefícios da abordagem de Gestão do Relacionamento com Fornecedores:
- Estreitar relacionamentos com fornecedores
- Custos mais baixos
- Redução do risco do fornecedor
- Maior capacidade de resposta dos fornecedores
- Colaboração mais rápida com fornecedores
- Maior visibilidade e transparência
- Cadeia de valor otimizada
Construir relacionamentos sólidos com os fornecedores certos desempenha um papel crucial para impulsionar o sucesso dos negócios, mas muitos profissionais da área de relacionamento com os fornecedores hoje em dia são prejudicados por processos manuais e reativos.
Ter uma visão 360º graus do ciclo de compras e engajamento dos fornecedores em diversos níveis facilita se faz um processo necessário para os profissionais de relacionamento com os fornecedores.
A importância de se ter uma abordagem de Gestão do Relacionamento com Fornecedores é otimizar o gerenciamento desses parceiros comerciais, viabilizando a centralização de informações, automatizando diversos processos e atividades e melhorando a comunicação entre as áreas envolvidas em procurement (aquisição).
 
  
