Das linhas de uma pequena máquina de costura nasce a história do Grupo Elian, que em outubro comemora 30 anos de atuação no Brasil e no exterior.
Foi em 1990, em Jaraguá do Sul, que os fundadores Eliete e Francisco Caviguioli fundaram a empresa.
Atualmente, o grupo consolida quatro marcas no mercado, produção de mais de 10 milhões de peças por ano, gerando em torno de 800 empregos diretos.
“A empresa tem a missão de atender com excelência, garantindo a qualidade dos produtos e serviços, obtendo resultados sustentáveis. Nosso foco sempre foi ir além da produção de peças de roupas. Nós buscamos o sucesso do varejista auxiliando-o na melhor compra e venda. Vivemos um só propósito de evoluir e fazer o melhor de coração”, destaca Eliete.
No campo de ações sustentáveis, o grupo criou o programa Elian Preserva, com foco em ações voltadas ao desenvolvimento ambiental, social e econômico gerando valor social e reduzindo os impactos no meio ambiente.
O programa possui iniciativas voltadas aos três pilares de desenvolvimento e no parque fabril é responsável pelas ações de coleta seletiva, troca de copos plásticos por canecos reutilizáveis, reutilização do óleo de cozinha, substituição das sacolas de plástico por biodegradáveis, programa de gerenciamento de resíduos, entre outros.
Um dos grandes resultados foi a redução de 41% no consumo de água e 22 mil KW de energia no ano passado.
SUCESSÃO FAMILIAR
Atualmente, o Grupo Elian possui em sua diretoria os filhos que continuam na construção de um legado.
No ano do trigésimo aniversário, a empresa reforça que o atual cenário causado pela pandemia não impediu a evolução e o repensar das iniciativas, planejando novos projetos voltados ao fortalecimento do varejo de moda nacional.
“As últimas três décadas nos fortaleceram como indústria, negócio e time, o que nos possibilitou enfrentar esse momento da melhor maneira. Os desafios foram e continuam grandes, mas a força da nossa indústria e o engajamento dos nossos colaboradores e parceiros fizeram com que a evolução dos resultados continuassem mês a mês. Estamos felizes com a nossa história e as estratégias tomadas, que foram fundamentais para o bem-estar de nossos times e o resultado positivo do grupo”, conta a diretora do Grupo Elian, Andreia Caviguioli Voltolini.
A empresa avançou neste ano na ampliação dos canais de venda, ações que já eram planejadas, mas ganharam ainda mais relevância e agilidade nesse momento.
Entre os projetos que sugiram nos últimos meses, foram colocados em prática: o lançamento da loja on-line para o consumidor final, novos espaços para a linha Elian Baby, investimento no parque fabril e matéria-prima para a entrega de um mix assertivo para o varejista de moda que está buscando diferenciação em seu portfólio e ampliação de públicos, treinamentos on-line para capacitação de times e lançamento de coleção on-line com consultoria de moda exclusiva para varejistas de moda.
PRÓXIMOS PASSOS
A expectativa do Grupo Elian para os próximos anos é continuar crescendo de forma sustentável.
“Estamos focados na expansão do negócio, potencializando nossas marcas com a entrada de novas linhas que buscam atender o varejo com mix assertivo e o consumidor na sua evolução. Para nós, vestir é um ato de amor e carinho e temos o compromisso de tornar esse momento sempre especial para os consumidores. É a nossa paixão. Com simplicidade e muito comprometimento, conquistamos muito mais do que a consolidação de uma indústria. Conquistamos um sonho de produzir moda para encantar, onde muitas pessoas sonham junto com o Grupo Elian. E essa evolução continua!”, conclui Eliete.