A areia higiênica para gato, obtida com o bagaço de malte, subproduto gerado na indústria cervejeira, criada em Chapecó, foi a campeã da etapa nacional da Mostra Inova, que estimula a inovação na indústria.
O resultado foi anunciado na sexta-feira, dia 27 de novembro, em evento on-line, com a participação de empresários de todo o país que avaliaram e escolheram os melhores projetos.
O bagaço apresenta granulometria compatível com areia higiênica, alta absorção, é livre de contaminações bacterianas e fúngicas, pois passa por tratamento térmico no processamento da cerveja, é livre de sais e não oferece riscos à saúde dos felinos.
“Vencer o desafio foi importante, nos deixou felizes e cheias de expectativas por parcerias que possam tornar a ideia um negócio que venha para suprir uma demanda do mercado. É empolgante ter o trabalho reconhecido e vencer um evento importante como como é o Inova Nacional”, comenta a professora Fabiane Werlang, que orientou o trabalho das acadêmicas do curso de graduação em tecnologia de alimentos Lígia Chitolina, Indianara Diaz e Lúcia Nunes.