Por Avelino Lombardi, presidente da Associação Empresarial de Blumenau
Ao finalizarmos mais um ano, inevitavelmente paramos para analisar os resultados que tivemos e planejar novas ações para o ano seguinte. Para a Associação Empresarial de Blumenau (Acib), concluímos que foi um ano bastante produtivo.
Começamos nos preparando para as eleições, tendo eu a grande satisfação de ter sido reconduzido à presidência da entidade, junto com meu vice, Renato Medeiros. Isso mostra que o caminho que estamos traçando foi reconhecido.
A marca da Acib é de união, e é esse o discurso que venho exaltando durante toda a minha primeira gestão e também nesta que se iniciou em abril deste ano. Precisamos unir forças entre os empresários, as entidades de classe, o Poder Público e a sociedade. Nossa força está em nossa união.
Buscando ações concretas para este fortalecimento, neste ano tivemos a importante participação da Acib e de outras entidades representativas na visita do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, às obras de duplicação da BR-470.
Continuamos também preocupados com os gastos públicos e cobrando do Executivo e do Legislativo municipal ações concretas para melhor gestão.
Apoiamos a redução do duodécimo proposta pelo governador Carlos Moisés, mas também nos manifestamos contrariamente à decisão dele de deixar o Vale do Itajaí de fora do pacote de investimentos anunciados em junho para cinco regiões do estado.
No mês de setembro, recebemos o governador para apresentarmos as demandas dos empresários. Na ocasião, ele anunciou investimentos de R$ 28 milhões para a construção do Centro de Convenções da cidade e assinou convênio de R$ 6,5 milhões com 36 cooperativas catarinenses para aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação dos alunos da rede estadual de educação.
Recebemos, em diversas ocasiões, nossos representantes políticos em âmbito estadual e federal, para ouvir o que eles vêm fazendo por nossa região e também cobrar aquilo que precisamos.
Em junho, tivemos a presença do deputado federal Darci de Matos, que participa da Comissão Especial da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados.
Também recebemos o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Júlio Cesar Garcia, para tratar de temas importantes para Blumenau.
Em novembro, recebemos o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, que falou sobre a atual situação financeira de Santa Catarina.
Quase no final do ano, neste mês de dezembro, promovemos novamente uma reunião entre empresários e o deputado federal Darci de Matos.
Tivemos ainda um encontro com o senador Esperidião Amin e a deputada federal Ângela Amin, quando pudemos destacar pontos prioritários no que diz respeito às necessidades de investimentos federais em Blumenau: saúde, parceria para que a UFSC ocupe o campus da Furb e infraestrutura viária, sobretudo no que diz respeito à BR 470.
E também recebemos na entidade o secretário adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Amândio João da Silva Júnior, apresentando as ações e projetos da pasta.
Além disso, enviamos à bancada federal catarinense, composta por 16 deputados federais e três senadores, uma manifestação a respeito da necessidade de aprovação urgente de medidas que permitam a retomada do crescimento do país, confiança da indústria e a estabilidade que o Brasil precisa para o desenvolvimento econômico e social. São elas: Reforma da Previdência, Reforma Tributária, Reforma Política e Pacote Anticrime.
Em conjunto com outras entidades empresariais de Blumenau, enviamos também documento a todos os deputados estaduais de Santa Catarina solicitando a rejeição do projeto que pretende mudar os critérios para distribuição da parte do ICMS que é repassada pelo estado aos municípios.
Atuamos firmemente na cobrança de providências para a conclusão do Complexo Penitenciário da região de Blumenau, assinando, junto ao prefeito Mário Hildebrandt, ofício enviado ao governador Carlos Moisés e aos secretários de Estado da Fazenda, Paulo Eli, e de Administração Prisional, Leandro Antônio Soares Lima, documento sobre o tema.
Firmamos um importante acordo com a empresa Way Omega Lisboa, por meio do nosso diretor Everaldo Grahl, por meio do qual as duas partes decidem estreitar relações entre ambas as organizações, o que significa um intercâmbio econômico e comercial entre as empresas associadas da Acib e empresas de Portugal.
Buscando estar mais próximos dos nossos associados, realizamos neste ano mais três edições do Acib nos Bairros, nos bairros Ponta Aguda, Itoupava Central e Centro, oportunidades em que apresentamos a entidade e ouvimos as demandas dos empresários daquela região.
Outro importante passo foi o início da implantação de diversas ações de comunicação, baseadas em um plano de marketing institucional. Nosso objetivo é sempre melhorar a comunicação com a comunidade empresarial, para que ela se sinta representada na Acib. Lançamos um novo site, fortalecemos nossos trabalhos nas redes sociais e no aplicativo da Acib, entre outras ações.
Outro destaque deste ano foi o grande número de inscrições para o 18º Prêmio Gustav Salinger de Empreendedorismo, entregue pela Acib Jovem a empresas que se destacaram nas categorias Indústria, Serviços, Comércio, Case de Marketing e Jovem Empreendedor.
Nosso objetivo é nos fortalecer, cada vez mais, como a casa do empresário. Desejamos que todos tenham um abençoado Natal e um 2020 com ainda mais sucesso, saúde e prosperidade.