Siga nas redes sociais

Search

Parceria com startups e programas de inovação acelera crescimento de empresas de SC

Foto: divulgação

Levantamento recente da plataforma 100 Open Startups aponta que o valor de contratos entre empresas tradicionais e startups saltou 175% entre maio do ano passado e junho deste ano.

O dado mostra que é cada vez mais forte a aposta de companhias em parcerias desse tipo para inovar e crescer.

Em Santa Catarina, diversos projetos ganham destaque, como um hub de inovação para conectar startups a operadoras de planos de saúde e iniciativas de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

Na área da saúde, por exemplo, a healthtech Zitrus, de Joinville, possuía uma área interna de inovação desde 2019. Mas, diante da pandemia, percebeu que operadoras de planos de saúde tinham desafios semelhantes e precisavam se adaptar.

Por isso, resolveu ampliar a iniciativa e lançou, em agosto deste ano, o Zlabs, hub de inovação para conectar startups, empresas e universidades a operadoras, além de promover a cultura de inovação, acelerar negócios, captar investidores e dar alcance a essas iniciativas.

A iniciativa já conta com 23 Unimeds parceiras e deu origem à empresa TARIC, focada em prontuários eletrônicos e medicina preventiva.

“O objetivo é conectar as dificuldades das operadoras com novas frentes e culturas. Para isso, fazemos conversas com centros de inovação, analisamos o mercado para verificar se alguma startup atende a demanda ou desenvolvemos a solução dentro da Zitrus. E ainda trabalhamos a cultura de inovação e da transformação digital”, explica o CTO da Zitrus, José Guilherme Merchiori.

Em SC, programa gerou aumento de 42% no faturamento médio de startups

Outra iniciativa de destaque na conexão entre corporates e startups é o Linklab, programa de inovação aberta da ACATE.

Com três espaços físicos em Florianópolis, São José e Joinville, e uma unidade virtual, em Chapecó, a iniciativa permite a participação de empresas que estão distantes geograficamente.

“Prova disso é que 54% das startups inscritas em 2020 são de fora de Santa Catarina. Agora, a ideia é expandir ainda mais essa iniciativa, transformando o LinkLab em uma rede nacional, em vários pontos do Brasil”, reforça o presidente da ACATE, Iomani Engelmann.

Desde 2017, o programa apoiou mais de 60 negócios entre startups e corporações, com uma taxa de sucesso de 53%.

Além disso, garantiu um aumento de 42% no faturamento médio das startups participantes. No total, mais de 30 grandes empresas nacionais e multinacionais fazem parte da iniciativa, como WEG, AMBEV, Whirlpool, Schulz, Governo de Santa Catarina, entre outras. 

O Linklab também reforça a comunidade de startups, considerada uma das melhores do país, pela Associação Brasileira de Startups e Startup Awards.

Outro ponto são as capacitações de novos empreendedores, essenciais para promover a inovação. O Programa de Capacitação Startup SC, promovido pelo Sebrae, é um exemplo disso. Ao longo de oito anos, 1.070 empreendedores e 330 startups foram apoiadas pela iniciativa. 

Alexandre Souza, gestor do Startup SC, complementa que as conexões criadas no ecossistema ampliam as possibilidades de desenvolvimento de novos negócios inovadores:

“Para além de capacitações técnicas, as iniciativas promovem compartilhamento de experiências entre pares e conexões valiosas na busca de investimentos e acelerações”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail